Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Alexandre Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092729 | - |
Descrição: dc.description | This research had as its main theme the importance of updating didactic teaching methodologies, with the objective of approaching the school space to the new technic and scientifical reality lived by its former students. With that purpose, the importance of the usage of technological resources as didactic instruments in the geography classes of middle school’s last year has been evaluated. These resources, not as distant from the students’ day today life, are still not a part of the academic routine lived by most schools, especially public ones. The chosen methodology is that of qualitative research, whose purpose is to investigate, exploring of the students’ opinion through the application of quizzes, the relevance of employing technical resources in geography classes. With objective questions, the quiz allowed the evaluation of the research subjects’ expectations on the theme, being complemented by a documental analysis of other studies of similar analytical tone, with the intent of confronting the obtained results. The objective of such research was to expand the comprehension of how students of this segment evaluate the usage of digital technology as a helping element in the absorption of this discipline’s contents, as well as the interest in a more modern and contextualized teaching method. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a importância de se atualizar as metodologias didáticas de ensino, com o objetivo de aproximar a escola da nova realidade técnico científica vivida pelos discentes. Para tal buscou-se avaliar a importância do uso de novos recursos tecnológicos no ambiente de sala, nas aulas de geografia, no ano final do ensino fundamental. Esses recursos, que já não se encontram distantes do dia a dia dos alunos, ainda não são de uso corrente no cotidiano acadêmico vivido pela grande maioria das escolas, sobretudo as públicas. Optou-se pela aplicação de uma pesquisa qualitativa, cujo propósito é investigar, a partir da exploração da opinião dos alunos através da aplicação de um questionário, a relevância para as aulas de geografia do uso de novos recursos técnicos. Utilizando perguntas fechadas, o questionário permitiu avaliar a expectativa dos pesquisados quanto ao tema, que foi complementado com uma análise documental de outras pesquisas de teor analítico semelhante, com o intuito de confrontar as conclusões alcançadas. O objetivo com tal pesquisa foi ampliar a compreensão de como os alunos desse seguimento avaliam o uso da tecnologia digital como elemento facilitador na absorção dos conteúdos dessa disciplina, bem como o interesse por um método de ensino mais contextualizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Análise da aplicabilidade dos recursos digitas como ferramentas pedagógicas no ensino da geografia escolar | - |
Título: dc.title | Analysis of the applicability of digital resources as pedagogical tools in the teaching of school-level geography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: