Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Cláudia Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Florczak, Marcos Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Saheb, Daniele | - |
Autor(es): dc.creator | Limeira, José Augusto Real | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1590 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092725 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Material de apoio para os professores das escolas municipais de Curitiba: propostas de práticas de ensino por investigação nas aulas de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation highlights the perspective of Scientific Investigation / Inquiry Science Teaching in the early years of elementary school, in the context of municipal schools in the city of Curitiba. Its main objective is to promote science education through activities inspired by ways in which scientific knowledge is built. In order to contribute to continuing education programs sponsored by the City Department of Education (SMEC), a qualitative study regarding classroom science teaching practices is presented aiming at identifying ongoing practices and their relationship to Inquiry Science eaching methods. We investigated, by means of direct observation and questionnaires, some of the references and procedures used by teachers from municipal public schools in Curitiba, for school plans preparation. The product of this professional master’s work consists of a teaching material geared to teachers, and inspired by Inquiry Science Teaching methods. It is intended as a contribution to the improvement of teacher’s continuing education programs. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação destaca a perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de escolas municipais da cidade de Curitiba. Tem por objetivo conhecer práticas de ensino de Ciências realizadas por professores desta etapa escolar, a fim de diagnosticar limites e dificuldades para a implementação de atividades investigativas. A pesquisa realizada apresenta caráter qualitativo com objetivo de obter dados a partir da realidade escolar dos professores entrevistados. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram distanciamentos e aproximações com relação aos princípios do Ensino de Ciências por Investigação. Os distanciamentos expressam-se, especialmente, pelas dificuldades de espaço e de materiais para a realização de atividades que solicitam ações investigativas dos estudantes. As aproximações são representadas, principalmente, pelos relatos de professores, cujas práticas de Ensino de Ciências propiciam a mobilização dos estudantes em ações investigativas. Este diagnóstico orientou o desenvolvimento do produto deste mestrado profissional, que consiste em um material didático voltado aos professores, inspirado no Ensino de Ciências por Investigação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Práticas de ensino por investigação nas aulas de ciências desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Scientific investigation practices as a pedagogical approach for science teaching in the early years of basic education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: