Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coral, Lucila Adriani de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosário, Adriane Viana do | - |
Autor(es): dc.contributor | Badoch, Maria Teresa Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Coral, Lucila Adriani de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Cristhiany Silvério Luviza da | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Elaine Nogueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36284 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092723 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Como acontece o tratamento de água | - |
Descrição: dc.description | Contextualization in chemistry teaching through themes that are present in the student’s daily life is one way to promote more meaningful teaching. Knowing, for example, the importance of chemistry in guaranteeing the quality of the water supplied to the population, is an opportunity for the students to experience chemistry in a theme that is part of their daily life. In this sense, the main objective of this work is to establish a didactic sequence to promote the knowledge of first-year high school students about water treatment and its relationship with chemistry. In this context, a didactic sequence (SD) was proposed, which had the CTSA (Environmental – Science – Technology – Society) as an approach and the pollution of water bodies as an initial theme and, later, the constitution of the collecting system, treatment, and distribution of water, highlighting the treatments commonly used in Water Treatment Stations, addressing the chemistry involved in these processes, in addition to proposing an evaluative activity to analyze student learning. As a complement, a booklet was prepared with information on pollution and water treatment, which could be used during classes with the didactic sequence. With the preparation of the material, it can be seen that the CTSA approach associated with the development of the didactic sequence and the booklet would significantly contribute to the teaching of content on the separation of mixtures, bringing together and motivating students to build knowledge playfully and permanently. | - |
Descrição: dc.description | A contextualização no ensino de química através de temas que estão presentes no cotidiano do estudante é uma das formas de promover um ensino mais significativo. Conhecer, por exemplo, a importância da química na garantia da qualidade da água fornecida à população, é uma forma de permitir que o aluno visualize a química em uma temática que faz parte de seu cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo estabelecer uma sequência didática para promover o conhecimento dos estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre o tratamento de água e sua relação com a química. Nesse contexto, foi proposta uma sequência didática (SD), que teve como abordagem o CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) e como temática inicial a poluição de corpos d’água e, posteriormente, a constituição do sistema de coleta, tratamento e distribuição de água, com destaque aos tratamentos comumente empregados em Estações de Tratamento de Água, abordando a química envolvida nesses processos, além de propor uma atividade avaliativa para analisar o aprendizado dos estudantes. Como complemento, foi elaborada uma cartilha com informações sobre poluição e tratamento de água, a qual poderia ser utilizada durante as aulas junto com a sequência didática. Com a preparação do material, pode-se perceber que a abordagem CTSA associada ao desenvolvimento da sequência didática e da cartilha, contribuiria de forma significativa no ensino do conteúdo sobre separação de misturas, aproximando e motivando os alunos a construírem o conhecimento de forma lúdica e permanente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Proposta de sequência didática utilizando o tema tratamento de água no contexto do ensino de química para o ensino médio | - |
Título: dc.title | Teaching sequence proposal using the topic of water treatment in the context of chemistry teaching in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: