
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sacandelari, Vanessa do Rocio Nahas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Alberto da | - |
| Autor(es): dc.creator | Lugli, Emanuel Afonso | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianchini, Lucas Reinehr | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7976 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092700 | - |
| Descrição: dc.description | The civil construction industry is a sector with a high turnover index, therefore trying to keep knowledge inside of the companies becomes a big challenge. To fix that, Knowledge Management systems are used to retain and spread knowledge and skills that are often found in a small group of people. A very common tool from Knowledge Management, is the Lessons Learned Methodology, which is composed by a system of registration, documentation and graduation of the performed activities on the projects executed by the organization. The general objective of this research was to diagnose the gaps and opportunities of the implementation of the Lessons Learned Methodology on civil construction companies. To pursue that, a questionnaire was made to evaluate the main pillars needed to achieve success on that methodology. It’s noted that the tools used to collect and archive experiences within the organizations, in a general matter, already exist. Although, the correct use of the Lessons Learned Methodology requires the use of the four analyzed pillars, being extremely hard to implement this methodology if the company’s organizational culture is not promoted inside it. | - |
| Descrição: dc.description | A indústria da construção civil é um setor com uma alta taxa de turnovers, logo conseguir manter o conhecimento dentro das construtoras se torna um desafio muito grande. Para combater isso, são usados sistemas de Gestão do Conhecimento para reter e disseminar conhecimentos e habilidades que muitas vezes estão concentrados em um número de pequeno de colaboradores. Uma ferramenta muito comum da Gestão do Conhecimento, é a Metodologia de Lições Aprendidas, a qual é constituída por um sistema de registro, documentação e avaliação das atividades performadas nos projetos executados da empresa. O objetivo geral dessa pesquisa foi diagnosticar as lacunas e oportunidades de implementação da metodologia de lições aprendidas em empresas da construção civil. Para tanto foi feita a elaboração de um questionário voltado a avaliar os principais pilares necessários para o sucesso da metodologia. É interessante observar que as ferramentas para coleta e armazenamento de experiências dentro das organizações, de maneira geral, já existe. Entretanto, o uso correto da metodologia das lições aprendidas envolve a composição dos quatro pilares analisados, sendo extremamente difícil a implementação da metodologia caso a cultura organizacional não promova o uso dela. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia de Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria de construção civil - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle de qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construction industry - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quality control | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL | - |
| Título: dc.title | Diagnóstico da utilização da metodologia lições aprendidas em empresas da construção civil | - |
| Título: dc.title | Diagnosys of the use of lessons learned methodology on civil construction companies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: