
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Munaretti, Andreza dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29624 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092679 | - |
| Descrição: dc.description | Active methodologies are teaching strategies centered on student participation with a focus on building the learning process, in a flexible, interconnected and hybrid way. The objective of this work is to analyze the national scientific production about the themes of active teachinglearning methodology in undergraduate courses, with an emphasis on Occupational Therapy. This study constitutes a narrative review of a descriptive character regarding teaching practices with a focus on active teachinglearningmethodologies in the Occupational Therapy undergraduate course. With the use of bibliographic review in research platforms, it is found that strategies aimed at the application of active methodologies, it is essential to reflect on how these methodologiescan really favor student engagement, as well as the possibilities of integrating these proposals to the curriculum. The active methodologies they seem to be interesting to develop clinical reasoning skills in undergraduate students in Occupational Therapy, being relevant to the courses of creating situations and supporting students to develop clinical reasoning and the development of clinical and practical skills. It is concluded that the implementation of Active Methodologies still needs more studies in relation to the graduation of Occupational Therapy and the need for more studies to evaluate the results of using these methodologies in educational institutions is already consolidated. | - |
| Descrição: dc.description | Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação dos estudantes com enfoque na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. Objetivo deste trabalho é analisar a produção científica nacional acerca dos temas da metodologia ativa de ensino aprendizagem na graduação, com ênfase na Terapia Ocupacional. Este estudo constitui uma revisão narrativa de caráter descritivo a respeito das práticas de ensino com enfoque nas metodologias ativas de ensinoa-prendizagem no curso de graduação de Terapia Ocupacional. Através da revisão bibliográfica em plataformas de pesquisa encontra-se as estratégias que visam à aplicação de metodologias ativas, é essencial que se reflita sobre como essas metodologias podem realmente favorecer o engajamento dos alunos, assim como as possibilidades de integração dessas propostas ao currículo. As metodologias ativas elas parecem ser interessantes para desenvolver habilidades de raciocínio clínico em estudantes do curso de graduação em Terapia Ocupacional, sendo relevante aos cursos de criar situações e dar suporte aos alunos para desenvolver raciocínio clínico e desenvolvimento de habilidades clínica e práticas. Conclui-se que a implementação das Metodologias Ativas ainda necessita de mais estudos em relação a graduação de Terapia Ocupacional e a necessidade de mais estudos avaliarem os resultados do uso dessas metodologias em instituições de ensino já estejam consolidadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no ensino superior de terapia ocupacional | - |
| Título: dc.title | Teaching learning methodologies in higher education in occupational therapy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: