
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tamashiro, Heverson Akira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Antonio Claret Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ito, Armando Luís Yoshio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vaz, Murad Jorge Mussi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tamashiro, Heverson Akira | - |
| Autor(es): dc.creator | Köhnlein, Larissa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36128 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092626 | - |
| Descrição: dc.description | With the increase in psychic illnesses due to the stressors of new demanding and accelerated routines, the search for therapies has become common, and, from this, new ways of dealing with society’s problems emerge. Faced with this problem, alternative therapies seek through actions, combined or not with traditional therapy, to alleviate the causes and symptoms of mental disorders resulting from external and internal factors to the human beings. Based on this principle and on the idea that non- traditional therapies also contribute to improving the quality of life, we sought to propose a Contemporary Dance School in the city of Curitiba, Paraná. The school’s proposal is due to the search to make more accessible activity together with health professionals that seek to understand each individual and their needs, in order to facilitate living in society and self-knowledge. Therefore, the objective is to offer a space dedicated to movement and contemporary dance, which offers freedom of expression and is accessible to the population, offering improvements in the well-being of all. The purpose of this research is to reflect on how dance, architecture, and spatial perception can actively contribute to improving the quality of life. | - |
| Descrição: dc.description | Com o aumento do adoecimento psíquico devido a fatores estressantes das novas rotinas exigentes e aceleradas, a busca por terapias vem se tornando comum, e com isso, surgem novas formas de se tratar os problemas da sociedade. Frente essa problemática, as terapias alternativas buscam através de ações, combinadas ou não à terapia tradicional, amenizar as causas e sintomas dos transtornos mentais resultantes de fatores externos e internos ao ser humano. Partindo desse princípio e da ideia de que as terapias não tradicionais também contribuem com a melhoria da qualidade de vida, buscou-se propor uma Escola de Dança Contemporânea no município de Curitiba, Paraná. A proposta da escola se deve à busca por tornar mais acessível uma atividade em conjunto com profissionais da saúde que busque entender cada indivíduo e suas necessidades, de forma a facilitar o convívio em sociedade e o autoconhecimento. Sendo assim, o objetivo é oferecer um espaço voltado ao movimento e a dança contemporânea, que ofereça liberdade de expressão e que seja acessível à população, oferecendo melhorias no bem estar de todos. A finalidade desta pesquisa é refletir acerca de como a dança, a arquitetura e a percepção espacial podem contribuir ativamente com a melhoria na qualidade de vida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Arquitetura e Urbanismo | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Terapia pela dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças mentais - Tratamento alternativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção espacial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Projetos e plantas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mental illness - Alternative treatment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Space perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Architecture - Designs and plans | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | - |
| Título: dc.title | Dançaterapia: proposta de uma escola de dança contemporânea como alternativa para tratamento da mente em Curitiba - PR | - |
| Título: dc.title | Dance therapy: proposal for a contemporary dance school as an alternative for the treatment of the mind in Curitiba - PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: