
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Assis, Marcelo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20906 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092615 | - |
| Descrição: dc.description | A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividades Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas. Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí – PR, para desenvolvera a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou- se que a maioria desenvolve a temática saúde escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio da escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada á saúde, desenvolvem uma maior desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados á saúde e corpo. As tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliação teóricas práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estimulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a prática de Atividades Físicas está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atitudes em relação à saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health attitudes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: