Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Dutra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5119-3752 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Anna Flávia Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5556-3877 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7885791424874224 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Diego Fogaça | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4984-6344 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0261276631071590 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Helenara Regina Sampaio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7974-0818 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6619487794197361 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Patricia Beneti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35230 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092557 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de engenharias | - |
Descrição: dc.description | This work discuss active methodologies and digital teaching technologies applied through research at a university in the north of Paraná, in which the objective was to conduct a self-study proposal for the leveling up of students in Engineering courses in the Calculus discipline. Differential and Integral that is configured, within the scope of active methodologies, as a mathematical learning environment. For the reference, a review of the panorama was conducted on the following themes: teaching Differential and Integral Calculus, Teaching Functions, Active Methodologies and Digital Teaching Technologies. From this, a virtual learning environment for self-study was configured together with two data collection instruments organized into a diagnostic assessment and a post-self-study assessment. In the results, an analysis of the students' self-assessment concerning the instrument is presented. of research and the potential of the virtual environment for the teaching and learning process and it is evident that students need intervention so that the leveling of the content of functions occurs, which can be taken as a basis to guide pedagogical practice during development of his studies in the field of Engineering. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda as metodologias ativas e tecnologias digitais de ensino aplicadas por meio de uma pesquisa em uma Universidade do Norte do Paraná, no qual se objetivou realizar uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de Engenharias na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral que se configure, no âmbito das metodologias ativas, como um ambiente de aprendizagem matemática. Para o referencial foi realizada uma revisão no panorama sobre as seguintes temáticas: ensino do Cálculo Diferencial e Integral, o Ensino de Funções, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Ensino. A partir disso, configurou-se um ambiente virtual de aprendizagem para autoestudo juntamente com dois instrumentos de coletas de dados organizados em uma avaliação diagnóstica e uma avaliação pós-autoestudo. Nos resultados se apresenta uma análise da autoavaliação dos estudantes em relação ao instrumento de pesquisa e as potencialidades do ambiente virtual para o processo de ensino e aprendizagem e se evidencia que os estudantes necessitam de intervenção para que ocorra o nivelamento do conteúdo de funções, que pode ser tomado como base para orientar a prática pedagógica no decorrer do desenvolvimento de seus estudos na área da Engenharia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo diferencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Differential calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integral calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Metodologias ativas e tecnologias de ensino: uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de engenharias da disciplina de cálculo diferencial e integral | - |
Título: dc.title | Active methodologies and teaching technologies: a self-study proposal for leveling students on engineering courses in the discipline of differential and integral calculus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: