O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Marcia Caroline Pereira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jair de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:17:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:17:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30280-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092522-
Descrição: dc.descriptionThe present study was developed through applied research in the People Management discipline of a state educational institution, located in the northern region of the state of Paraná. The question that guides the research is: the use of the textual genre WebQuest encourages the collaborative learning of students of the Professional Technical Course in Administration? In line with this issue, it was proposed to carry out a task, that students should access the WebQuest entitled “Entrepreneurial Profle” and perform the available activity. This research is considered, as its objective, as exploratory; as for the procedures, such as survey and quali-quantitative approach. Sixteen students participated in the study and data collection occurred in the frst semester of 2019. According to the students’ answers, it was found that 75% feel more satisfed in carrying out activities in a collaborative way, therefore, it was identifed that the use of the textual genre WebQuest proves to be productive for scientifc learning in an educational environment in process collaborative work.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa aplicada na disciplina Gestão de Pessoas de uma instituição estadual de ensino localizada na região norte do estado do Paraná. A questão norteadora da pesquisa é: a utilização do gênero textual WebQuest incentiva a aprendizagem colaborativa dos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Administração? Em consonância com essa problemática, foi proposta a realização de uma tarefa em que os alunos deveriam acessar a WebQuest intitulada “Perfil Empreendedor” e realizar a atividade disponível. Esta pesquisa é considerada, quanto ao seu objetivo, como exploratória; quanto aos procedimentos, como de levantamento e de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 16 alunos, e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019. De acordo com as respostas dos alunos, constatou-se que 75% se sentem mais satisfeitos em realizar atividades de forma colaborativa. Portanto, identficou-se que o uso do gênero textual WebQuest se revela produtivo para a aprendizagem científica em ambiente educacional em processo de trabalho colaborativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationEaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância-
Relação: dc.relationhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1342-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de grupo na educação-
Palavras-chave: dc.subjectInternet in education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectGroup work in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante-
Título: dc.titleThe use of the WebQuest textual genre as an incentive for collaborative learning for students in a professional technical course-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.