Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bortolin, Rogério Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092502 | - |
Descrição: dc.description | Working with textual genres is a well seen practice inside the classroom, considering the possibilities of paths that can be trodden. The personal letter genre was chosen to develop a writing workshop that ended in this paper. The novelty, though, was the innovative and “deconstructed” approach that wa sgiven to the practice. The project aimed to break the dialogical characteristics of this genre, transforming it in a monologue and lead the students to express, reflect, and confront their fears, so go toward the humanization. The productions and the interpretation of the commands to write letters to their heroes, villains and to the “I” from the future were the trigger of the workshop that obtained results beyond from the expected and that can be proved on the analysis of three chosen letters. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho com os gêneros textuais é uma prática bem vista em sala de aula, haja vista as possibilidades dos caminhos que se podem trilhar. O gênero carta pessoal foi o escolhido para o desenvolvimento de uma oficina de produção de texto que culminou na escrita deste artigo. A novidade, porém, foi a abordagem “desconstruída” e inovadora que foi dada a tal trabalho. Os objetivos eram quebrar a característica dialógica desse gênero, transformando-a em um monólogo e de levar os alunos a se expressarem, refletirem, enfrentarem os seus medos e caminhar assim em direção à humanização. As produções e interpretações dos comandos para escrever cartas para os heróis, vilões e para o “eu” do futuro foram os disparadores da oficina, que obteve resultados além dos esperados e que podem ser comprovados nas análises de três cartas escolhidas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | PERcursos Linguísticos | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17342 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexão (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letters | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflection (Philosophy) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Carta pessoal: do diálogo ao monólogo como meio de expressão, reflexão, enfrentamento dos medos e humanização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: