O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorJesus, Cliciane Guadalupe de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:17:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:17:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092462-
Descrição: dc.descriptionChemistry teaching in general is seen as abstract and taught in a traditional manner and without contextualization of topics. So it is increasingly growing interest of professional chemistry in the area of education in activities that provide learning satisfactorily in the eyes of students. This work had as a thematic the development of a methodology for chemical education for high school classes in public schools in Ponta Grossa through the use of play activities in the classroom. These activities include the use of word searches, crossword puzzles and cryptograms on one of the important themes of the chemical periodic table, which does not awaken the interest as it is a very boring subject. These activities allowed the students treat, review and work out the issue in a more dynamic way. The use of these activities was important in teaching and understanding of the topic, since students were more interested and stimulated and therefore the activities proved an innovative and attractive methodology, favoring the teaching-learning process.-
Descrição: dc.descriptionO ensino de química de maneira geral é visto como abstrato e ensinado de forma tradicional e sem contextualização dos temas. Por isso é cada vez mais crescente o interesse dos profissionais da área de educação em química em atividades que proporcionem o aprendizado de maneira satisfatória aos olhos dos alunos. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento de uma metodologia para o ensino de química para turmas do ensino médio de escolas públicas de Ponta Grossa através do uso de atividades lúdicas em sala de aula. Essas atividades consistem na utilização de caça-palavras, palavras cruzadas e criptogramas sobre um dos importantes temas da química a Tabela Periódica, que não desperta o interesse por ser tratar de um tema muito monótono. Essas atividades permitiram aos alunos tratarem, revisarem e exercitarem o tema de maneira mais dinâmica. O uso destas atividades foi importante no ensino e compreensão do tema, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados e estimulados e, portanto as atividades se mostraram uma metodologia inovadora e atraente, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleO lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.