
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barzotto, Luciano da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Cavalheiro, Pamela Souza dos Passos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:17:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:17:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35895 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092457 | - |
| Descrição: dc.description | New digital media and technologies have been increasingly present in people's lives, such as Artificial Intelligence (AI), which are machines that have cognitive capabilities similar to humans, through algorithms it is possible to interact with these systems in real time. Thus, AI has been present in the most diverse areas and education cannot be different. The thematic approach of this research contributes to teachers and schools in the early years of Elementary School having access to new teaching possibilities for their pedagogical practice in the classroom. The objective of the research is to present possibilities and strategies for using technologies and media in Elementary Education, early years, through AI tools. This is qualitative research, based on the bibliographic method. It is concluded from the selected studies that AI can expand students' interaction with media and technologies, stimulating the potential of researchers in these students, in addition to allowing teachers new directions for their teaching in the classroom. Research unites science and practice as a possibility for teaching in the classroom, capable of making learning meaningful and motivating. | - |
| Descrição: dc.description | As novas mídias digitais e tecnologias têm estado cada vez mais presente na vida das pessoas, como a Inteligência Artificial (IA) que são máquinas que possuem capacidade cognitiva semelhante aos humanos, através de algoritmos é possível interagir com esses sistemas em tempo real. Assim, a IA tem estado presente nas mais diversas áreas e na educação não poderia ser diferente. A abordagem temática dessa pesquisa contribui para que professores e escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental tenham acesso à novas possibilidades de ensino para sua prática pedagógica em sala de aula. O objetivo da pesquisa é apresentar possibilidades e estratégias para utilização de tecnologias e mídias no Ensino Fundamental, anos iniciais, através de ferramentas da IA. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada a partir do método bibliográfico. Conclui-se a partir dos estudos selecionados que a IA pode ampliar a interação dos alunos com as mídias e tecnologias, estimulando nesses alunos o potencial de pesquisadores, além de permitir ao professor novos direcionamentos para sua didática em sala de aula. A pesquisa une ciência e a prática como uma possibilidade de ensino em sala de aula, capaz de tornar a aprendizagem significativa e motivadora. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Tecnologias e mídias no Ensino Fundamental – anos iniciais: o uso de ferramentas da inteligência artificial em sala de aula | - |
| Título: dc.title | Technologies and media in elementary education – early years: the use of artificial intelligence tools in the classroom | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: