Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Fabio de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Fabio de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Adamczuk, Paulo Cezar | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Gilson Adamczuk | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Vitor Mateus de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29832 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092398 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to address the development of the project of an electric scooter for use in urban mobility that can be manufactured in the national territory and with market insertion. Initially the work addresses the importance of implementing alternatives to the common means of urban mobility and the economic and sustainable impacts that this change can bring. Through methodologies such as MVP (minimum viable product), PDP (product development process) and the use of algorithms for decision making such as TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) it was possible to separate the minimum needs for the project as well as the criteria to be considered for the choice of materials and paths to be followed. Through the minimum needs pointed out were selected and calculated the components that would fit for the proposal of a scooter with good performance and low manufacturing cost, which in the end proved to have an energy efficiency above the average supported by the market, but for this it was necessary to reduce costs on other components. Using CAD3D (3D computer aided design) design tools and FEA (finite element structural analysis) simulations it was possible to develop a tangible product for manufacturing and feasibility for commercialization, a final product that has much room for refinement, but is also ready to be marketed as a product resulting from the MVP method. Although not all the product's operating and manufacturing requirements were met, the final results proved satisfactory in comparison with similar products on the market, bringing a highly efficient scooter for urban use. For target specifications not met, modifications are proposed for future derivations of the project. Micro mobility using electric energy is taking its initial steps, and projects in this area have great potential for growth. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo abordar o desenvolvimento do projeto de um patinete elétrico para uso em mobilidade urbana que possa vir a ser fabricado em território nacional e com inserção no mercado. Inicialmente o trabalho aborda a importância da implementação de alternativas aos meios comuns de mobilidade urbana e os impactos econômicos e sustentáveis que essa alteração pode trazer. Através de metodologias como o MVP (produto mínimo viável), PDP (processo de desenvolvimento de produto) e uso de algoritmos para tomada de decisões como o TOPSIS (Técnica para ordenar preferência de escolha através da similaridade para a solução ideal) foi possível realizar a separação de necessidades mínimas para o projeto assim como os critérios a serem considerados para escolha de materiais e caminhos a serem seguidos. Através das necessidades mínimas apontadas foram selecionados e calculados os componentes que se enquadrariam para a proposta de um patinete com bom desempenho e baixo custo de fabricação, que ao final demonstrou possuir uma eficiência energética acima da média comum suportada pelo mercado, mas para isso foi necessário reduzir custos em outros componentes. Utilizando de ferramentas de desenho CAD3D (desenho assistido por computador 3D) e simulações FEA (análise estrutural por elementos finitos) foi possível desenvolver um produto tangível para fabricação e viabilização para comercialização, um produto final que possui muito espaço para refinamentos, mas também está pronto para ser inserido no mercado como um produto fruto do método MVP. Apesar de nem todos os requisitos de operação e fabricação do produto terem sido atingidos, os resultados finais se demonstraram satisfatórios em comparação com produtos similares ao mercado, trazendo um patinete com alta eficiência para uso urbano. Para especificações meta não atingidas, propõe-se modificações para futuras derivações do projeto. A micro mobilidade com uso de energia elétrica está dando seus passos iniciais, e projetos voltados para área possuem grande potencial de crescimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade residencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residential mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um veículo motorizado de baixo custo para uso individual em mobilidade urbana | - |
Título: dc.title | Development of a low-cost motor vehicle for individual use in urban mobility | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: