
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Torino, Lígia Patrícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Torino, Emanuelle | - |
| Autor(es): dc.creator | Paiva, Márcia Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/166 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092388 | - |
| Descrição: dc.description | The present study aims to discuss the changes in processes of production and scientific communication arising from the impacts of Open Philosophy. For so, it seeks in the literature the definition of used concepts in order to establish a parallel among the procedures employed in the conception and dissemination of scientific knowledge on the traditional way and those which use tools of open access to information available on the web. This discussion is concluded by listing the impacts that the open access movement to scientific information have currently brought to those involved in the process, namely, authors, publishers, researchers, research institutes and universities, information units and funding agencies. | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo objetiva discutir as alterações nos processos de produção e comunicação científica decorrentes dos impactos da filosofia aberta. Para tanto, recorre à literatura para definir os conceitos utilizados, bem como para estabelecer um paralelo entre os procedimentos empregados na concepção e disseminação do conhecimento científico de forma tradicional, e utilizando-se das ferramentas de acesso aberto à informação disponíveis na web. Tal discussão encerra-se ao elencar os impactos que o movimento de acesso aberto à informação científica trouxe, até a atualidade, aos envolvidos no processo, a saber: autores, editores, pesquisadores, institutos de pesquisa e universidades, unidades de informação e agências de fomento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Relação: dc.relation | Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação | - |
| Relação: dc.relation | http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/172/461 | - |
| Direitos: dc.rights | Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Disponível em: <http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 mar. 2012. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquivos abertos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open access | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open files | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific communication | - |
| Título: dc.title | Acesso aberto à informação colaboração e disseminação científica na web | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: