Análise comparativa de métodos de distribuição transversal de carga em pontes em viga de madeira lamelada colada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGóes, Jorge Luís Nunes de-
Autor(es): dc.contributorWaidemam, Leandro-
Autor(es): dc.contributorCarreira, Marcelo Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorGóes, Jorge Luís Nunes de-
Autor(es): dc.creatorIrikura, Felipe Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:16:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:16:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092351-
Descrição: dc.descriptionOne of the objectives of a structural design is, in addition to guaranteeing the safety and stability of the structure, optimizing scaling in order to guarantee greater savings in the construction, for that it is necessary to know which actions are applied in the structure and the appropriate combinations. However, the actions applied to the structures are not equally divided in all its parts and it is up to the engineer to define the most critical combinations to the structure and how the loads are distributed over it. This work presents the study of the transverse load distribution in the cross section of a glulam bridge model with multiple stringers using both analytical and computational models. The most usual methods in bridge structures were verified: Engesser-Courbon, Leonhardt, Fauchart and Guyon-Massonet, these methods were then compared with the finite element computational models (FEM), verifying their convergences and the influence that the number of diaphragms cause in the load distribution by the stringers.-
Descrição: dc.descriptionUm dos objetivos de um projeto estrutural é, além de garantir a segurança e estabilidade da estrutura, buscar otimizar o dimensionamento de modo a garantir maior economia na obra, para isso deve-se conhecer quais são as ações aplicadas na estrutura, combiná-las e calcular a seção ideal. No entanto, as ações aplicadas sobre as estruturas não se dividem de forma igual em todas as suas partes e cabe ao engenheiro o trabalho de definir as combinações mais críticas à estrutura e como os carregamentos se distribuem por ela. Este trabalho apresenta o estudo da distribuição transversal de cargas na seção transversal de um modelo de ponte de MLC com vigamento múltiplo utilizando métodos analíticos e modelos computacionais. Foram verificados os métodos mais utilizados em estruturas de pontes: Engesser-Courbon, Leonhardt, Fauchart e Guyon-Massonet. Esses métodos foram então comparados com os modelos computacionais em elementos finitos (MEF), verificando suas convergências e a influência que o número de transversinas causa na distribuição dos carregamentos nas longarinas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de madeira-
Palavras-chave: dc.subjectResistência de materiais-
Palavras-chave: dc.subjectPontes de madeira-
Palavras-chave: dc.subjectStructural design-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectBuilding, Wooden-
Palavras-chave: dc.subjectStrength of materials-
Palavras-chave: dc.subjectWooden bridges-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleAnálise comparativa de métodos de distribuição transversal de carga em pontes em viga de madeira lamelada colada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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