Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.creatorKossovski, Suzana Toledo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:16:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:16:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092262-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleUma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.