Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva Junior, Olicio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Junior, Olicio da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertol, Omero Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Bermudez, Rodrigo Bagatin Veleda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092216 | - |
Descrição: dc.description | Initially, vehicles were powered by steam, electricity or gasoline. Due to the development of the oil industries, internal combustion vehicles prevailed for nearly a century. This has become a global matter due to the impact on the environmental from the combustion engines exhaust gases, hence several the car manufacturers are increasing their investments on the production of electric vehicles. That depends on batteries efficient and powerful, capable to powered up the EV. One of the challenges is to assure the autonomy of EV to travel long distances. However Brazilian investments in this area are still too small either in terms of tax incentives or fomenting research in this area. Currently, most of the models must be imported and this is expensive. Finally, an environmental analysis is carried out on the impacts caused by two classes of vehicles, which means, internal combustion and batterypowered electric. Although the electric vehicles do not generate gases that contribute to global warming during their operation, they present some controversial issues such as lithium-ion batteries that still have low recycling or reuse rates; and issues such as extraction of raw materials that can be toxic. | - |
Descrição: dc.description | Inicialmente, os veículos eram movidos a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Em virtude do desenvolvimento das indústrias petrolíferas, os veículos de combustão interna prevaleceram por quase um século. No entanto, com a preocupação crescente sobre os impactos ambientais gerados pela queima de combustíveis fósseis, diversos fabricantes de automóveis estão investindo para produzir veículos elétricos a bateria eficientes, potentes, que tenham autonomia para percorrer grandes trajetos. Porém, o Brasil ainda faz pouco para fomentar essa classe de veículos, quanto a incentivos fiscais e pesquisas. Atualmente, a maioria dos modelos devem ser importados e os custos para tal são muito elevados. Por fim, é realizada uma análise ambiental sobre os impactos causados pelas duas classes de veículos, ou seja, a combustão interna e elétrico a bateria. Apesar de os veículos elétricos não gerarem gases que contribuem com o aquecimento global durante seu funcionamento, apresenta algumas questões controversas como as baterias de íonlítio que ainda apresentam taxas baixas de reciclagem ou reutilização; e questões como a extração de matérias-primas que podem ser tóxicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baterias elétricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric motors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric batteries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact statements | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE | - |
Título: dc.title | Os desafios para implementação de veículos elétricos no Brasil | - |
Título: dc.title | The challenges for the implementation of electric vehicles in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: