
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bernardon, Dayse Grassi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Wagner | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29912 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092186 | - |
| Descrição: dc.description | In chemistry, as in other subjects, there are many difficulties in achieving inclusion, as the didactic resources available for teachers to work in the classroom are scarce, and in many situations the use of didactic methods and resources of regular education in inclusive education occur. This work aims to develop a teaching material for electrochemistry, emphasizing battery learning for blind high school students in an experimental class. The work carried out consists in the elaboration and availability of teaching material and, therefore, the entire production sequence is described, from the choice of materials used to the form of assembly. It is expected that the didactic material developed will serve to subsidize the practice of Chemistry teachers, emphasizing the importance of (re)thinking the necessary adaptations for the teaching and learning process of blind students. | - |
| Descrição: dc.description | Na química, assim como em outras disciplinas, existem muitas dificuldades para realizar-se a inclusão, pois os recursos didáticos disponíveis para os docentes atuarem em sala são escassos, ocorrendo em muitas situações a utilização de métodos e recursos didáticos do ensino regular no ensino inclusivo. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um material didático de eletroquímica, enfatizando a aprendizagem sobre pilhas para os alunos cegos do ensino médio em uma aula experimental. O trabalho realizado consiste na elaboração e disponibilização de um material didático e, portanto, descreve-se toda a sequência de produção, desde a escolha dos materiais utilizados até a forma de montagem. Espera-se que o material didático desenvolvido sirva para subsidiar a prática dos professores de Química, enfatizando a importância de se (re)pensar as adaptações necessárias para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos cegos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliaries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Título: dc.title | Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos | - |
| Título: dc.title | Construction of didactic resources to teach electrochemistry to blind students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: