
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.creator | Rigonato, Mariana Beraldi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092158 | - |
| Descrição: dc.description | The Information and Communication Technologies are present in our society and the school has a fundamental role in the promotion of the appropriation of this knowledge related to this theme by the students. To this end, it is essential to have an initial training of teachers oriented to the technologies, in order to implement the means of media resources and to explore the pedagogical knowledge regarding the most significant form of adaptation to pedagogical practices. To this end, the course "Graduation in Biological Sciences of Integrated Colleges of Itapetininga, São Paulo, has in its curriculum the discipline "Technologies Applied to Education". The present work had as objective to evaluate effectiveness of this course in the promotion, for the future teachers, in the pedagogical use of the technological resources. It is concluded that the contents administered by the teacher of the valued course,has contributed to a training aimed at the use of the technologies, although the futures teachers cited difficulties about the efficiency of the equipments for the conduction of the classes. The interviewees also pointed out that the easy handling and access to the tools worked during the course facilitated the development of the pedagogical activities. The discipline of technologies applied in education has shown to be a differential in the formation of science teachers and fundamental in the preparation of professional development committed to the quality of student education. | - |
| Descrição: dc.description | As Tecnologias da Informação e Comunicação estão diariamente presentes na nossa sociedade e a escola tem um papel fundamental na promoção da apropriação dos conhecimentos relacionados e essa temática pelos alunos. Para tal finalidade, é imprescindível uma formação inicial de professores voltada para as tecnologias, de forma a instrumentalizar os docentes no uso desses recursos midiáticos e explorar os conhecimentos pedagógicos quanto a forma mais significativa de adequá-los a prática pedagógica. Com essa finalidade, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Itapetininga, município de São Paulo, possui em seu currículo a disciplina de “Tecnologias Aplicadas a Educação”. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade dessa disciplina na promoção, pelos futuros professores, do uso pedagógico dos recursos tecnológicos. Conclui-se que os conteúdos ministrados pela docente da disciplina avaliada contribuíram para a formação voltada ao uso das tecnologias, embora os futuros docentes destaquem dificuldades quanto a eficiência dos equipamentos para a condução das aulas. Os entrevistados também destacaram que o fácil manuseio e acesso às ferramentas trabalhadas durante o curso facilitou o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A inserção de uma disciplina sobre Tecnologias aplicadas a Educação demonstrou ser um diferencial na formação dos professores de Ciências e fundamental no preparo de um profissional atualizado e comprometido com a qualidade da formação estudantil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: