Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tenorio, Marcos Mincov | - |
Autor(es): dc.contributor | Tenório, Marcos Mincov | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
Autor(es): dc.creator | Bonfante, Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092148 | - |
Descrição: dc.description | The approach to theoretical content in different areas of knowledge often leads students to poor academic performance. In response, educators have sought innovative methodologies and teaching practices to make learning more accessible and dynamic. Among these methodologies, Active Learning strategies stand out, such as Problem-Based Learning (PBL), which places the student at the center of the educational process, promoting a more meaningful and individualized learning experience. This approach allows for the integration of theoretical and practical concepts through problem-solving, encouraging critical thinking and student autonomy. In this context, the combination of Problem-Based Learning with Gamification has proven to be an effective strategy in various fields of education, including computer networks. To make the teaching of IPv4 addressing more accessible and engaging for high school students, IPVLandia was developed4an educational game that uses game design elements to structure content interactively. Through a playful storyline and progressive challenges, the game aims to capture students' interest and foster a more dynamic learning experience, connecting theory and practice within an immersive and gamified environment. | - |
Descrição: dc.description | A abordagem de conteúdos teóricos, em diferentes áreas do conhecimento, muitas vezes leva os estudantes a não obterem um bom aproveitamento pedagógico. Diante disso, educadores têm buscado metodologias e práticas didáticas inovadoras para tornar o aprendizado mais acessível e dinâmico. Entre essas metodologias, destacam-se as Metodologias Ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que coloca o aluno no centro do processo educativo, promovendo um aprendizado mais significativo e individualizado. Essa abordagem permite a integração de conceitos teóricos e práticos por meio da resolução de desafios, estimulando o raciocínio crítico e a autonomia dos estudantes. Nesse contexto, a combinação da Aprendizagem Baseada em Problemas com a Gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz para diversas áreas do ensino, incluindo redes de computadores. Com o objetivo de tornar o ensino do endereçamento IPv4 mais acessível e envolvente para alunos do ensino médio, foi desenvolvido o IPVLandia, um jogo educativo que utiliza elementos de game design para estruturar conteúdos de forma interativa. Através de um enredo lúdico e desafios progressivos, o jogo busca despertar o interesse dos alunos e fomentar um aprendizado mais dinâmico, conectando teoria e prática dentro de um ambiente imersivo e gamificado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endereços na Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Designers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet addresses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Designers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | IPVLANDIA: ensino de endereçamento IPV4 utilizando aprendizagem baseada em problemas (ABP) | - |
Título: dc.title | IPVLANDIA: teaching IPV4 addressing using problem-based learning (PBL) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: