Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prim, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Prim, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Krause, Cristiane Garin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:16:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:16:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092131 | - |
Descrição: dc.description | The difficulties involved in the concepts of adjective, noun and verb, learned in the classroom, result in decorated and unapprehended content on the part of the students, provoking in the teachers the search for diversified forms of teaching. Playfulness enables effective memorization because the child will need to devise strategies to achieve results and this will give meaning to his multiple discoveries. The game will certainly leave the class full of meaning and goals, both for the teacher and the children, regardless of the stage in which they are both. This work aims to qualify and defend some play activities as a methodology that serve as an aid to the teaching of the Portuguese Language, with applicability in the production and textual analysis, aiming to work with nominal and verbal agreement. The methodology of this work consists of the application of punctual games and brings as results, writing and textual self-analysis. We can point out that, although learning is subjective, it was possible to evaluate within the parameters that make possible a meaningful learning for the children's lives as writers. | - |
Descrição: dc.description | As dificuldades que envolvem os conceitos de adjetivo, substantivo e verbo, aprendidos em sala de aula, resultam em conteúdos decorados e não apreendidos por parte dos alunos, provocando nos professores a busca de formas diversificadas de ensino. A ludicidade possibilita que o estudante compreenda a função e a aplique, não apenas decorando regras desconectadas de sentido para ela O jogo, com certeza, deixará a aula encorpada de significação e objetivos, tanto para o professor quanto para as crianças, independente da fase em que ambos se encontram. Este trabalho visa qualificar e defender algumas atividades lúdicas como metodologia que servem como auxílio para o ensino da Língua Portuguesa, com aplicabilidade na produção e análise textual, visando o trabalho com a concordância nominal e verbal. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de jogos pontuais e traz como resultados, a escrita e autoanálise textual. Podemos apontar que, embora o aprendizado seja subjetivo, foi possível uma avaliação dentro dos parâmetros que possibilitem um aprendizado significativo para a vida das crianças, enquanto escritores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concordâncias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concordances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Fixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: