Fixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorKrause, Cristiane Garin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:16:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:16:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092131-
Descrição: dc.descriptionThe difficulties involved in the concepts of adjective, noun and verb, learned in the classroom, result in decorated and unapprehended content on the part of the students, provoking in the teachers the search for diversified forms of teaching. Playfulness enables effective memorization because the child will need to devise strategies to achieve results and this will give meaning to his multiple discoveries. The game will certainly leave the class full of meaning and goals, both for the teacher and the children, regardless of the stage in which they are both. This work aims to qualify and defend some play activities as a methodology that serve as an aid to the teaching of the Portuguese Language, with applicability in the production and textual analysis, aiming to work with nominal and verbal agreement. The methodology of this work consists of the application of punctual games and brings as results, writing and textual self-analysis. We can point out that, although learning is subjective, it was possible to evaluate within the parameters that make possible a meaningful learning for the children's lives as writers.-
Descrição: dc.descriptionAs dificuldades que envolvem os conceitos de adjetivo, substantivo e verbo, aprendidos em sala de aula, resultam em conteúdos decorados e não apreendidos por parte dos alunos, provocando nos professores a busca de formas diversificadas de ensino. A ludicidade possibilita que o estudante compreenda a função e a aplique, não apenas decorando regras desconectadas de sentido para ela O jogo, com certeza, deixará a aula encorpada de significação e objetivos, tanto para o professor quanto para as crianças, independente da fase em que ambos se encontram. Este trabalho visa qualificar e defender algumas atividades lúdicas como metodologia que servem como auxílio para o ensino da Língua Portuguesa, com aplicabilidade na produção e análise textual, visando o trabalho com a concordância nominal e verbal. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de jogos pontuais e traz como resultados, a escrita e autoanálise textual. Podemos apontar que, embora o aprendizado seja subjetivo, foi possível uma avaliação dentro dos parâmetros que possibilitem um aprendizado significativo para a vida das crianças, enquanto escritores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectConcordâncias-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectConcordances-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleFixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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