O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorCrestani, Leandro de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:15:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:15:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20629-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092092-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo analisa o ensino de História Regional e Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Toledo, na região Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de um material específico para o Ensino de "Historia Regional e Local" que reproduz a história da elite do referido município e a análise aqui empreendida se contrapõe ao ensino de História Oficial que valoriza o protótipo do pioneiro como herói. Busca-se, nesse estudo, reinterpretar o passado da colonização do município sob a ótica dos colonos que foram excluídos da memória oficial, com perspectiva de desenvolver um material didático para ser utilizado em sala de aula como o instrumento pedagógico para trabalhar com os alunos. A opção pela História Regional e Local como objeto de análise neste estudo visa, inicialmente, confrontar, identificar, compreender, recuperar e tirar do silêncio memórias que ficaram por muito tempo esquecidas na versão da História Oficial. Tem-se assim, como pano de fundo, a luta por um ensino de História Regional e Local que não reproduza aos educandos a ideia de que o processo de colonização da cidade se deu de forma linear, sem contradições nem conflitos, um ensino que visa impor a versão dos acontecimentos sob a ótica dos vencedores e que ainda hoje e que é ensinado na rede municipal de Educação de Toledo e que na maioria das cidades está intrinsecamente ligada a versão do "pioneirismo".-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPioneiros-
Palavras-chave: dc.subjectColonização-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa histórica-
Palavras-chave: dc.subjectPioneers-
Palavras-chave: dc.subjectColonization-
Palavras-chave: dc.subjectHistory - Research-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.