
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Leandro Mauricio Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferasso, Marcos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/540 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092048 | - |
| Descrição: dc.description | Este ensaio teórico aborda uma reflexão em torno da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, e das possibilidades que surgem através do modelo de ensino conhecido como Educação Aberta e a Distância (EAD). Reconhece-se que o sistema educacional tradicional ainda está engessado no padrão de transmissão de conhecimento no sentido professor-aluno. Através do EAD, é possível operar uma revolução nas práticas pedagógicas tradicionais, atendendo a pessoas que possuem diferentes formas de apreensão cognitiva. O instrumento traz em si o potencial de construção coletiva do conhecimento, respeitando os diferentes tipos de inteligência dos atores envolvidos. As conclusões abrem novos questionamentos para futuros trabalhos, procurando enxergar o EAD não apenas como um mero instrumental que amplia os alcances da educação, mas como um meio para atingirmos novos níveis de compreensão e consciência, refletindo acerca do próprio papel da educação. | - |
| Descrição: dc.description | 5000 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Relação: dc.relation | Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia | - |
| Relação: dc.relation | http://www.aedb.br/seget/artigos07/1190_inteligencias%20multiplas.pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligências múltiplas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiple intelligences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Swarm intelligence | - |
| Título: dc.title | Conectando inteligências múltiplas através do ensino a distância: rumo a uma inteligência coletiva? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: