Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camilo, Suseli Cristiane Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Ponce, Jucélia Celeste | - |
Autor(es): dc.contributor | Ponce, Jucélia Celeste | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Marcia Cacilda | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da | - |
Autor(es): dc.contributor | Camilo, Suseli Cristiane Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Tiago de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092037 | - |
Descrição: dc.description | The Law 10.639/03 is intended to provide ethno-racial education in schools. Considering the process of implementing the Law, we built our issue around the work of the Multidisciplinary Team from Professor Paulo Freire State School in 2017, aiming to confront racism. The methodology was based on the analysis of the registers produced by the Multidisciplinary Team, from the bibliography related to the construct of racism in Brazil and the bibliography related to the history of the education of black people in Brazil. Therefore, the work of the Multidisciplinary Team is continuous, developed on a daily basis. It is at school that the students will have access to knowledge that will gradually disrupt their conceptions, based on their individual reflections. It is important that the continuing training for teachers is performed, in order for them to be able to see in their subjects contents that address this issue. | - |
Descrição: dc.description | A Lei 10.639/03 veio com o intuito de garantir a educação étnico-racial dentro dos estabelecimentos de ensino. Pensando sobre o processo de implementação da Lei, construímos nossa problemática em torno do trabalho da Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Professor Paulo Freire no ano de 2017, visando o enfrentamento do racismo. A metodologia foi baseada na análise dos registros produzidos pela Equipe Multidisciplinar, a partir da bibliografia relacionada com a construção do racismo no Brasil e a bibliografia relacionada com a história da educação dos negros no Brasil. Portanto, o trabalho da Equipe Multidisciplinar é contínuo, desenvolvido no dia-a-dia. É na escola que o estudante vai ter acesso à conhecimentos que vão rompendo gradativamente suas concepções, a partir de suas reflexões individuais. É importante que a formação continuada de professores seja realizada, para que consigam enxergar em suas disciplinas conteúdos que abordem esta temática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação multicultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multicultural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-Brazilian culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Educação das relações étnico-raciais e o ensino de química: uma análise das ações realizadas pela equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Professor Paulo Freire - 2017 | - |
Título: dc.title | Education of ethnic-racial relations and the teaching of chemistry: an analysis of the actions taken by the multidisciplinary team of the Professor Paulo Freire State College - 2017 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: