
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Medeiros, Paulo Jorge | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26768 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092008 | - |
| Descrição: dc.description | This under graduate thesis seeks to discuss how the school has a fundamental role in the formation of an individual without prejudice, in a way that we recognize the school as an environment, in which racism is present in their daily relationships. That‟s why the academic research seeks to find solutions that help to resolve the racism at school, as well as in society as a whole. Because Brazil is as a racist country, such a way that many teachers in classrooms are not properly prepared to deal with the issues, which involve the ethnicracial relations that are the basis of the construction of Brazilian society.Thus this study has the object to offer subsidies that help teachers, in the work of valuing and respecting the diversity that are present in the relationships of individuals. To write this text will be used the methodology of the bibliographic study for a survey of references on this theme, such as books, texts and articles that work with the prevention of racism in schools. For this reason this work has his structure in topics that help us to understand the problematic raised during the text. In the first topic is pointed out how education developed in the historical development of Brazil and also how the black population participated in this educational process. In a second topic, is worked with the modification of the legislation that guides education in the country, in which it brought an appreciation to ethnic racial relations and Afro Brazilian culture. In the third and last topic, is understood that the school assumes, through its curriculum, the role of building knowledge to be passed on to students, which addresses and values the history of Afro Brazilian culture. We hope that at the end of this work, the results will be shared, to contribute to the formation of students without prejudices, and thus also contribute to an anti racist society, through education. Because of this, education seeks to educate individuals who want to live in a better world, this is a world without prejudice and without decriminalization among people, who have cultures different from those that are considered standards by many. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teve por objetivo, discutir como a escola tem um papel fundamental para formação de um individuo sem preconceito, visto que se reconhece a escola como um ambiente, em que o racismo está presente em suas relações diárias. Sendo que o Brasil se caracteriza como um país racista, e muitos dos professores que estão em sala de aula, não estão devidamente preparados para lidar com as questões, que envolvem as relações étnico raciais que são a base da construção da sociedade brasileira. Desse modo, este estudo procura oferecer subsídios que auxiliam os professores, no trabalho de valorização e respeito às diversidades que estão presente nas relações dos indivíduos. Para o seu desenvolvimento a pesquisa utilizou-se a metodologia do estudo bibliográfico para um levantamento de referências sobre essa temática, como livros, textos e artigos que trabalhem com a prevenção do racismo nas escolas. Sendo assim, o trabalho mostrar-se em tópicos que nos auxilia a entender a problematização levantada ao decorrer do texto. Com isso, no primeiro tópico apontou-se como se desenvolveu a educação no decorrer histórico de desenvolvimento do Brasil e também como foi a participação da população negra nesse processo educacional. Desse modo, em um segundo tópico trabalhou com a modificação da legislação que guia a educação no país, na qual a mesma trouxe uma valorização às Relações Étnico Raciais e da Cultura Afro Brasileira. No terceiro e ultimo tópico compreendemos que a escola assume por meio de seu currículo, o papel de construir um conhecimento a ser passado aos alunos, que aborde e valorize a História da Cultura Afro Brasileira. Espera-se que os resultados dessa pesquisa, sejam compartilhados, para contribuir para a formação de alunos livres de pré conceitos, e assim também contribuir para uma sociedade antirracista, por meio da educação. Posto que a educação prima por formar indivíduos que busquem viver em um mundo melhor, sem preconceitos e sem descriminalização. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prejudices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Questões étnico raciais: o papel da escola e suas estratégias pedagógicas para o combate do racismo da sociedade brasileira | - |
| Título: dc.title | Ethnic racial issues: the role of the school and its pedagogical strategies to combat racism in Brazilian society | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: