Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, João Ricardo Viola dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4560-4791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1833970791097299 | - |
Autor(es): dc.creator | Silvestre, Carolina Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30049 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091977 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Caderno de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita | - |
Descrição: dc.description | This work refers to a master's research in Mathematics Teaching that aimed to understand how students of the 7th year of Elementary School deal with the Tasks of Analysis of Written Production (TAPE), in the classroom, in the teaching of Equations of the 1st grade with one unknown. This research presents a methodology focused on a qualitative perspective in the teaching of Mathematics and, in it, we will present the elaboration and application of TAPE in two classes of the 7th year of Elementary School of a municipal public school in Ourinhos SP. For the development of this investigation, there were three moments of intervention: the first, to collect the written productions of the students of the 9th year of Elementary School, through the resolution of a list of questions of a task; the second, of elaboration of the Tasks of Analysis of the Written Production from the collected answers; finally, the third moment, of application of TAPE in teaching the content of 1st grade Equations with one unknown, for two classes of students in the 7th year of Elementary School. The analysis and results achieved show that the use of TAPE as a teaching strategy can promote positive results in students' learning regarding the content of the 1st degree Equation with an unknown, when considering the dynamics of the classroom, with the collective discussions promoted between students, making them active characters in the construction of their own mathematical knowledge. Thus, we seek with this work to be able to contribute with teachers and students in the teaching and learning process of 1st degree Equations with an unknown, suggesting and presenting TAPE as a teaching strategy focused on classroom work, and also for the Mathematics Education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se refere a uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática que teve por objetivo compreender como os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental lidam com as Tarefas de Análise da Produção Escrita (TAPE), em sala de aula, no ensino de Equações do 1º grau com uma incógnita. Essa pesquisa apresenta metodologia voltada à perspectiva qualitativa no ensino de Matemática e, nela, apresentaremos a elaboração e a aplicação das TAPE em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Ourinhos SP. Para o desenvolvimento dessa investigação, deram se três momentos de intervenção: o primeiro, de coleta de produções escritas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução de uma lista de questões de uma tarefa; o segundo, de elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita a partir das respostas coletadas; por fim, o terceiro momento, de aplicação das TAPE no ensino do conteúdo de Equações do 1º grau com uma incógnita, para duas turmas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise e o resultado alcançados mostram que o uso das TAPE como estratégia de ensino pode promover resultados positivos na aprendizagem dos alunos quanto ao conteúdo de Equações do 1º grau com uma incógnita, em se considerando a dinâmica de sala de aula, com as discussões coletivas ocorridas entre os alunos, tornando os personagens ativos na construção do seu próprio conhecimento matemático. Assim, buscamos com esse trabalho poder contribuir com professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de Equações do 1º grau com uma incógnita, sugerindo a apresentação das TAPE como uma estratégia de ensino voltada para o trabalho de sala de aula, e também para a Educação Matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita | - |
Título: dc.title | Written production analysis tasks for teaching first degree equations with one unknown | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: