Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4139-8986 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4431-2247 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6957222191806198 | - |
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4139-8986 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vizotto, Patrick Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1613-4858 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6121807163363256 | - |
Autor(es): dc.creator | Godinho, Ana Paula Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091950 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: O trânsito é uma Ciência | - |
Descrição: dc.description | To raise awareness of traffic in 5th grade students, this research sought, from the theoretical framework of Chevallard, to respond to the research problem: How the methodology of the Three Pedagogical Moments mediated by comic books, anchored in the framework of didactic transposition, can contribute to the awareness of Elementary School I students for traffic safety? It was found in the Didactic Transposition the basis that guided all the work to address Newton’s three laws with the target audience of the research. The activities with the students were developed by the methodology of the three pedagogical moments and aimed to relate the concepts of Newton’s laws and traffic safety. The research is of a qualitative nature and the instruments for data collection were interviews, textual and artistic productions, and observation protocol. After collection, the data were analyzed in the light of discursive textual analysis. As a result, the students’ strong interest in traffic safety and its relationship with science was observed. It can also be highlighted as a result of this research the apprehension of human concepts and values that the students demonstrated in their productions. At the end of the research, from the problematizing approach of the three pedagogical moments, with the traffic theme, it was noticed that the students were able to relate Newton’s three laws at different times. | - |
Descrição: dc.description | Em busca de despertar uma conscientização para o trânsito em alunos do 5º ano, esta pesquisa procurou a partir do referencial teórico de Chevallard responder ao problema de pesquisa: Como a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mediada por histórias em quadrinhos, ancorada no referencial da transposição didática, pode contribuir para a conscientização de alunos do Ensino Fundamental I para a segurança no trânsito? Encontrou-se na Transposição Didática embasamento que nortearam todo o trabalho para abordar as três leis de Newton junto ao público-alvo da pesquisa. As atividades com os alunos foram desenvolvidas pela metodologia dos três momentos pedagógicos e visavam relacionar os conceitos das leis de Newton e a segurança no trânsito. A pesquisa é de cunho qualitativo e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevistas, produções textuais, artísticas e protocolo de observação. Após a coleta os dados foram analisados a luz da análise textual discursiva. Como resultado observou-se o forte interesse dos alunos acerca da segurança no trânsito e sua relação com a Ciência. Pode-se destacar também como resultado desta pesquisa a apreensão dos conceitos e valores humanos que os alunos demonstraram em suas produções. Ao fim da pesquisa, a partir da abordagem problematizadora dos três momentos pedagógicos, com a temática trânsito percebeu-se que os alunos conseguiam relacionar as três leis de Newton em diferentes momentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança no trânsito e crianças - Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para segurança no trânsito - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic safety and children - Juvenile literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic safety - Study and teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc., in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos | - |
Título: dc.title | Traffic Physics: science teaching mediated by comic stories | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: