Planejamento estratégico para o lançamento de um novo serviço em uma startup brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuintilhano, Silvana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorQuintilhano, Silvana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorTondato, Rogério-
Autor(es): dc.contributorFerreira, José Ângelo-
Autor(es): dc.creatorGermano, Lucas Sanches-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:15:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:15:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091933-
Descrição: dc.descriptionAccording to Picinin (2008) cited in Santos (2011), there has been extensive discussion on Strategic Planning within companies, particularly startups, in recent times. This is because Strategic Planning ensures organizations improve their performance and fosters competitiveness among companies and their services. We can understand Strategic Planning as an ongoing and systematic process aimed at defining the best path for a company based on current conditions and an analysis of potential future scenarios. In this regard, this research aims to report a case study regarding the application of Strategic Planning in launching a service by a Brazilian startup, with the goal of assisting other companies in future launches and generating knowledge within the field of production engineering to achieve a higher success rate in launching new services in Brazil. Furthermore, it will provide insights into the benefits of conducting Strategic Planning, specifically for startups, companies that often exhibit the characteristics of rapid growth or swift decline. From the results obtained, it was observed that the company under study considered the use of strategic planning a success, with its teams achieving 100% completion of the proposed objectives, except for the sales team, which remained around 90%.-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com Picinin (2008) apud Santos (2011), atualmente, tem se discutido muito sobre o Planejamento Estratégico dentro das empresas, em específico das startups. Isto porque, o Planejamento Estratégico garante às organizações uma melhoria em seu desempenho e estimula a competitividade entre as empresas e seus serviços e serviços. Podemos entender Planejamento Estratégico como um processo contínuo e sistêmico com o objetivo de definir o melhor caminho para a empresa se baseando em condições atuais e analisando possíveis cenários futuros. Nesse sentido esta pesquisa tem como objetivo relatar um estudo de caso acerca da aplicação do Planejamento Estratégico no lançamento de um serviço de uma startup brasileira, a fim de auxiliar outras empresas em futuros lançamentos e com a intenção de gerar conhecimento para a área dentro de engenharia de produção para que tenhamos uma maior taxa de sucesso no lançamento de novos serviços no Brasil. Dos resultados obtidos, observou que a empresa estudada considerou um sucesso a utilização do planejamento estratégico tendo as suas equipes atingido 100% de conclusão nos objetivos propostos a não ser a equipe de vendas, que ficou na casa dos 90%.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectNovos empreendimentos comerciais-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de consultoria-
Palavras-chave: dc.subjectNew business enterprises-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Palavras-chave: dc.subjectConsulting firms-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titlePlanejamento estratégico para o lançamento de um novo serviço em uma startup brasileira-
Título: dc.titleStrategic planning for the launch of a new service in a brazilian startup-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.