Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hayakawa, Ericson Hideki | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1342-1659 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4329506543421390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hayakawa, Ericson Hideki | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1342-1659 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4329506543421390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hornes, Karin Linete | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3040-5688 | - |
Autor(es): dc.contributor | . | - |
Autor(es): dc.contributor | Mezzomo, Maristela Denise Moresco | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0802-4771 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7363411208573602 | - |
Autor(es): dc.creator | Manchur, Josiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091879 | - |
Descrição: dc.description | The efficient management of water resources is crucial to ensuring water sustainability and meeting the needs of society, in addition to protecting the environment. Publicizing the actions developed can also be important in raising awareness among the population. Today's society, highly connected with technological resources, favors this type of action, aiming to educate and inform the public about the importance of conserving natural resources. However, many initiatives do not reach public knowledge. With the purpose of expanding the dissemination of water resources conservation actions, mainly through free access tools on the internet, this work focused on the use of WebGIS technology, with emphasis on ArcGIS StoryMaps. The main objective was to explore the potential of WebGIS, specifically ArcGIS StoryMaps, as a platform for disseminating information related to the use of water resources, for the purpose of raising awareness and promoting their conservation in the Tibagi River Basin. The methodology consisted of: a) a qualitative approach of an exploratory nature, examining water resources management policies; b) collection and compilation of various types of social and environmental data, including specific, matrix and alphanumeric information from the area in question, which were imported into the QGIS 3.22 software; and, c) the use of WebGIS StoryMaps to disseminate information related to water use, awareness and conservation of the Tibagi River. The results showed that WebGIS StoryMaps, with its variety of interactive tools, such as maps, images and videos, allowed information to be transmitted in an engaging and accessible way to the general public. This approach contributed significantly to the dissemination of knowledge among the population, highlighting the need for conservation and preservation of our natural resources. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | A gestão eficiente dos recursos hídricos é crucial para garantir a sustentabilidade hídrica e atender às necessidades da sociedade, além de proteger o meio ambiente. A publicização das ações desenvolvidas também pode ser importante no objetivo de conscientização da população. A atual sociedade, altamente conectada com recursos tecnológicos, favorece esse tipo de ação, visando educar e informar o público sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Contudo, muitas iniciativas não chegam ao conhecimento público. Com o propósito de ampliar a divulgação das ações de conservação dos recursos hídricos, principalmente por meio de ferramentas de acesso gratuito na internet, este trabalho concentrou-se no uso da tecnologia WebGIS, com destaque para o ArcGIS StoryMaps. O objetivo principal foi explorar o potencial do WebGIS, especificamente do ArcGIS StoryMaps, como plataforma de divulgação de informações relacionadas ao uso de recursos hídricos, para fins de conscientizar e promover sua conservação na Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi. A metodologia consistiu em: a) uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, examinando políticas de gestão de recursos hídricos; b) coleta e compilação de diversos tipos de dados sociambientais, incluindo informações específicas, matriciais e alfanuméricas da área em questão, que foram importadas para o software QGIS 3.22; e, c) o uso do WebGIS StoryMaps para divulgar informações relacionadas ao uso da água, à conscientização e à conservação do Rio Tibagi. Os resultados retrataram que o WebGIS StoryMaps, a partir de sua variedade de ferramentas interativas, como, mapas, imagens e vídeos, permitiu transmitir informações de forma envolvente e acessível ao público em geral. Essa abordagem contribuiu significativamente para a disseminação de conhecimento entre a população, destacando a necessidade da conservação e preservação de nossos recursos naturais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water resources development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rivers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Elaboração do storymaps para divulgação de dados da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi | - |
Título: dc.title | Preparation of storymaps to disseminate data from the Tibagi River Basin | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: