Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, Higor Vinícius dos Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2451-4124 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3336476902924813 | - |
Autor(es): dc.contributor | Balbinotti, Giles Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Daniel Prado de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6233-6077 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2260564602839139 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Higor Vinícius dos Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2451-4124 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3336476902924813 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Pablo Deivid | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8709-2969 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4218832368263637 | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Leandro Roberto Vaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:15:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:15:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091870 | - |
Descrição: dc.description | The application of occupational safety training and risks in the work environment is a challenge for organizations around the world. To lessen these risks and replace traditional training models, organizations are adopting innovative approaches such as virtual reality (VR). Studies show the potential that VR, such as increase student motivation and engagement, as it can achieve knowledge retention results in the learning process after training, unlike the traditional classroom method. However, the analyzed studies did not measure knowledge retention over long periods after the end of training. Therefore, the objective of this study is to evaluate the evolution of knowledge retention when applying occupational safety training to employees of an automobile industry, comparing the methods of virtual reality and traditional in the classroom. For this, we used quantitative and qualitative methods, to compare the experimental and the control groups. The statistical results showed that the VR method is more effective in terms of practical learning of some content, such as 5S and Work Instruction, and equally effective in terms of theoretical learning about the content of personal protective equipment (PPE). The results of the thematic analysis of the experiment also presented benefits such as: knowledge retention, behavioral effects, and technological advances. As for the challenges, the following were obtained: user-technology interaction, physical integrity relationship, organizational infrastructure, and technological limitation. Additionally, the use of VR systems in safety training improves employee engagement and satisfaction. | - |
Descrição: dc.description | A aplicação de treinamentos de segurança ocupacional e os riscos no ambiente de trabalho são um desafio para as organizações em todo o mundo. Para diminuir esses riscos e substituir os modelos tradicionais de treinamento, várias organizações estão adotando abordagens inovadoras, como a realidade virtual (RV). Os estudos mostram o potencial que a RV tem de aumentar a motivação e o envolvimento dos participantes, pois ela pode gerar resultados de retenção do conhecimento no processo de aprendizagem após o treinamento, diferentemente do método tradicional em sala de aula. Porém, os estudos pesquisados não avaliaram a retenção do conhecimento em longos períodos após o término do treinamento. Diante disso, o objetivo desse estudo é avaliar a evolução da retenção do conhecimento ao aplicar um treinamento de segurança do trabalho em funcionários de uma indústria automobilística, comparando-se os métodos de realidade virtual e tradicional. Para isso, utilizamos os métodos quantitativo e qualitativo a fim de comparar o grupo experimental ao de controle. Os resultados estatísticos demonstraram que o método de RV é mais eficaz em termos de aprendizado prático de alguns conteúdos, como 5S e Instrução de Trabalho (IT), e igualmente eficaz em termos de aprendizado teórico sobre o conteúdo de equipamento de proteção individual (EPI). Os resultados da análise temática do experimento também apresentaram benefícios como: retenção do conhecimento, efeitos comportamentais e avanços tecnológicos. Quanto aos desafios, obteve-se: interação usuário-tecnologia, relação integridade física, infraestrutura organizacional e limitação tecnológica. Além disso o uso de sistemas de RV no treinamento de segurança melhora o envolvimento, o engajamento e, portanto, a satisfação dos trabalhadores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal - Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Employees - Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Biomédica | - |
Título: dc.title | Treinamento de segurança do trabalho na indústria: comparação entre os métodos de realidade virtual e tradicional em sala de aula | - |
Título: dc.title | Work safety training in industry: relation between the methods virtual reality and traditional in classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: