Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Camila Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:15:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:15:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21942-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091813-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the students' difficulties at 7th grade with four mathematical basic operations, considering that at this stage of teaching that content should already be mastered by students because from these concepts they could move forward and have the skills to learn subjects more complexes that require a well-developed abstract thinking and mastery of basic factors relating to learning math, such as calculating mental and autonomy in solving mathematical problems. Here at work rather than theoretical aspect involves learning math, the results of the survey of students at a public school in the periphery in order to know the clientele that would be observed and the teachers of this city, finding their aspirations and major difficulties encountered in the teaching of mathematics and four operations. With the results from the interviews and observation of students during the year we raise hypotheses regarding the reasons presented in the 7th grade still many difficulties with respect to the domain of the four mathematical operations.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as dificuldades dos alunos de 7º ano com as quatro operações matemáticas básicas, considerando que nessa etapa de ensino esse conteúdo já deveria ser dominado pelos alunos, pois a partir desses conceitos eles poderiam avançar e teriam as habilidades necessárias para aprender temas mais complexos que exigem um pensamento abstrato bem desenvolvido e o domínio de fatores básicos referentes ao aprendizado matemático, como o cálculo mental e a autonomia na resolução de problemas matemáticos. Apresentado durante o trabalho um pouco do aspecto teórico que envolve o aprendizado matemático, os resultados da pesquisa feita com alunos de uma escola pública da periferia com o objetivo de conhecer a clientela que seria observada e com os professores desse município, descobrindo seus anseios e as maiores dificuldades encontradas no ensino da matemática e das quatro operações. Com os resultados nas entrevistas e a observação dos alunos durante o ano pode-se levantar hipóteses com relação aos motivos de apresentarem ainda no 7º ano tantas dificuldades com relação ao domínio das quatro operações matemáticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleUm estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.