Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | Boschi, Jessica | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | Boschi, Jessica | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarpelon, Edinéia | - |
Autor(es): dc.contributor | Minghini, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Fernanda Faust | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091631 | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to develop an innovative pedagogical proposal for teaching logarithms, which is fundamentally centered on the application of Storytelling as an active methodological approach, aiming to help minimize the difficulties faced by students and teachers in the process of teaching and learning this content. The initial bibliographic research addressed the theoretical foundations of powers, logarithms, active methodologies and the concept of Storytelling. The narrative created for this proposal was inspired by the series Dark, where Logar, the main character, embarks on a journey through the Wormhole, crossing different realms that work with the properties of powers and logarithms. For its structuring, the four acts and twelve stages of Storytelling - Hero's Journey were used, with the objective of arousing interest and involving students in learning through an intriguing and immersive narrative. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca desenvolver uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de logaritmos, que esteja fundamentalmente centrada na aplicação do Storytelling como uma abordagem metodológica ativa, visando auxiliar na minimização das dificuldades enfrentadas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. A pesquisa bibliográfica inicial abordou os fundamentos teóricos sobre potências, logaritmos, metodologias ativas e o conceito do Storytelling. A narrativa criada para esta proposta foi inspirada na série Dark, onde Logar, o personagem principal, embarca em uma jornada pelo Buraco da Minhoca, atravessando diferentes reinos que trabalham as propriedades de potências e logaritmos. Para sua estruturação, foram utilizados os quatro atos e doze estágios do Storytelling - Jornada do Herói, com o objetivo de despertar o interesse e envolver os alunos na aprendizagem por meio de uma narrativa intrigante e imersiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logarítmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logarithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Logar e o buraco da minhoca: uma aventura entre potências e logaritmos | - |
Título: dc.title | Logar and the wormhole: an adventure between powers and logarithms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: