Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco Andre | - |
Autor(es): dc.contributor | Fukushima, Kando | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Israel Fellipe de Rezende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37592 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091623 | - |
Descrição: dc.description | This work presents, through practical experimentation in the generation of digital images via algorithmic tools, also known colloquially as “image-generating artificial intelligence” the possible race biases observable in the production and circulation of images of people in the context of digital AI. The Midjourney tool was used for generating images based on a set of gender, race, ethnicity markers, as well as some markers of evaluative character, specifically in the production of images of people, as a case study for observing AI in the context of Graphic Design. As a result, various normative and social, cultural patterns are observed, which sometimes reinforce aspects of racial discrimination, among other factors, in the production of these images. In conclusion, we point towards a discussion of raising awareness about the limitations and criticisms of these systems in producing images to be used by graphic designers in various contexts. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta, por meio da experimentação prática de geração de imagens digitais via ferramentas algorítmicas, ou também conhecidas popularmente como “ferramentas geradoras de imagens” de Inteligência Artificial, evidenciar os possíveis vieses de raça observáveis na produção e circulação de Imagens de pessoas no contexto da IA digital. Utilizou-se a ferramenta Midjourney para a geração de imagens de um conjunto de marcadores de gênero, raça, etnia, bem como alguns marcadores de caráter valorativo, em específico, na produção de imagens de pessoas, como estudo de caso para a observação da IA no contexto do Design Gráfico. Como resultado, são observadas diversas normativas e padrões sociais, culturais, que, por vezes, reforçam aspectos de discriminação de raça, dentre outros aspectos, na produção dessas imagens. Ao fim, apontamos para uma discussão de conscientização das limitações e críticas desses sistemas na produção de imagens a serem usadas pelos designers gráficos, nos mais variados contextos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial - Aspectos morais e éticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence - Moral and ethical aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital images | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Implicações da inteligência artificial na criação de representações visuais de pessoas: um estudo de caso com a ferramenta Midjourney | - |
Título: dc.title | Implications of artificial inteligence on the creation of visual representations of people: a case study with the Midjourney tool | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: