
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berticelli, Danilene Gullich Donin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Maria Eduarda de Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091603 | - |
| Descrição: dc.description | At the beginning of schooling, fractional numbers are considered a very important topic. Basis for Algebra and other subsequent contents, they allow connections between the fields of Mathematics, in addition to being present in the student's daily life and being the gateway to rational numbers. In a historical and social approach to school culture, we intend to contribute to the understanding of one of the key concepts for fractional thinking, equivalent fractions. We aimed to characterize the equivalent fractions in the collection of textbooks for the early years of schooling produced by a group of teachers from Paraná who were part of the Center for Study and Dissemination of Mathematics Teaching (NEDEM) in the period 1960 and 1970, at the time of the Movement of Modern Mathematics. To obtain these contributions, the study will be guided by the following questions: In the context of the modern mathematics movement in Paraná, how were the equivalent fractions systematized in the NEDEM book collection for the first years of schooling? In the context of the modern mathematics movement in Paraná, what are the characteristics of a mathematics teaching equivalent fractions present in the NEDEM collection for the beginning of schooling? To analyze the collection of textbooks written by these authors at the beginning of schooling, we used as analysis categories the proposals by Morais, Bertini and Valente (2021): sequence, meaning, graduation, exercises and problems. The teaching of equivalent fractions starts from concrete experiences (fraction disks) that gradually become semiconcrete (equivalence tables, numerical line) to finally reach the abstract phase (equivalence classes, property, mathematical rigor, formal symbology). The collection's authors appropriated both the new contents proposed by modern mathematics and the pedagogical innovations proposed for the teaching of mathematics that were in circulation in Brazil, in addition to Jean Piaget's genetic epistemology studies. We identified an articulation between mathematics to be taught and mathematics, which characterizes a modern mathematics teaching equivalent fractions. | - |
| Descrição: dc.description | No início da escolarização, os números fracionários são considerados uma temática muito importante. Base para Álgebra e outros conteúdos posteriores, permitem conexões entre os campos da Matemática além de estarem presentes no cotidiano do aluno e serem a porta de entrada para os números racionais. Numa abordagem histórica e social da cultura escolar pretendemos contribuir para a compreensão de um dos conceitos-chave para o pensamento fracionário, as frações equivalentes. Objetivamos caracterizar as frações equivalentes na coleção de livros didáticos para os anos iniciais de escolarização produzida por um grupo de professoras paranaenses que faziam parte do Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino de Matemática (NEDEM) no período de 1960 e 1970, ao tempo do Movimento da Matemática Moderna. Para obter essas contribuições, o estudo será norteado pelas seguintes questões: No contexto paranaense do Movimento da Matemática Moderna, como as frações equivalentes foram sistematizadas na coleção de livros do NEDEM para os primeiros anos da escolarização? No contexto do Movimento da Matemática Moderna paranaense quais são as características de uma matemática do ensino de frações equivalentes presentes na coleção do NEDEM para o início da escolarização? Para analisarmos a coleção de livros didáticos escritos por essas autoras no início da escolarização, utilizamos como categorias de análise as propostas de Morais, Bertini e Valente (2021): sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. O ensino das frações equivalentes parte de experiências concretas (discos de frações) que gradativamente passam a ser semiconcretas (quadros de equivalência, linha numérica) para finalmente chegar a fase abstrata (classes de equivalência, propriedade, rigor matemático, simbologia formal). As autoras da coleção se apropriaram tanto dos novos conteúdos propostos pela matemática moderna quanto das inovações pedagógicas propostas para o ensino da matemática que estavam em circulação do Brasil, além dos estudos da epistemologia genética de Jean Piaget. Identificamos uma articulação entre a matemática a ensinar e a matemática, o que caracteriza uma matemática moderna do ensino das frações equivalentes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes de equivalência (Teoria dos conjuntos) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching - Research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fractions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equivalence classes (Set theory) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | A matemática “moderna” do ensino das frações equivalentes nos livros do NEDEM | - |
| Título: dc.title | "Modern" mathematics of the teaching of equivalent fractions in NEDEM's books | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: