A utilização de modelos didáticos no ensino de ciências e biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Patricia Franchi de-
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.creatorBrunetto, Luiza Rafaela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:14:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:14:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091545-
Descrição: dc.descriptionThis work is the result of a theoretical research, which brings a discussion about the different learning styles, the teaching of cell biology in Basic Education, the didactic transposition in Science and Biology, culminating with a discussion about the main teaching materials, from the textbook even the didactic models, focus of this research. The main goal of this work is to research the teaching and learning process and verify the importance of using Didactic Models in this process. Didactic models represent important tools for teaching work, to streamline one ́s classes, making them more meaningful to students. Furthermore, according to historical cultural theory, recreational activities are fundamental in the development of zones of proximal development and teaching resources help in the construction of scientific concepts. The research results were analyzed using a qualitative approach, being considered the object of analysis the Works in which Didactic Models were applied as didactic tool complementary to the theoretical teaching.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho resulta de uma pesquisa teórica, que traz uma discussão sobre os diferentes estilos de aprendizagem, o ensino de biologia celular na Educação Básica, a transposição didática em Ciências e Biologia, culminando com uma discussão sobre os principais materiais didáticos, desde o livro didático até os modelos didáticos, foco desta pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo central pesquisar sobre processo de ensino e aprendizagem e verificara importância da utilização dos Modelos Didáticos neste processo. Os modelos didáticos representam importantes ferramentas ao trabalho docente, para dinamizar as suas aulas, tornando ­as mais significativas aos estudantes. Além disso, segundo a teoria histórico cultural, as atividades lúdicas são fundamentais no desenvolvimento das zonas de desenvolvimento proximal e os recursos didáticos auxiliam na construção dos conceitos científicos. Os resultados da pesquisa foram analisados numa abordagem qualitativa, sendo considerado objeto de análise os trabalhos em que Modelos Didáticos foram aplicados como ferramenta didática complementar ao ensino teórico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCitologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCytology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleA utilização de modelos didáticos no ensino de ciências e biologia-
Título: dc.titleThe use of didactic models in science and biology teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.