Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3283-9890 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6197033117159924 | - |
Autor(es): dc.contributor | Beato-Canato, Ana Paula Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9682-1644 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3448501467965293 | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3283-9890 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6197033117159924 | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3006-5051 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Juliana Eva Eronides | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091514 | - |
Descrição: dc.description | This research seeks to analyze the ways in which women are made into discourse in Portuguese Language Textbooks (LDP). For the analysis, the selected corpus was the collection of Portuguese Language Textbooks from the final years of Elementary School “Tecendo Linguagens”, the most chosen by the National Book and Teaching Material Program (known as PNLD) of 2020. In this study, the notions of hetero discourse, axiological values, dialogism, and discursiveness related to Bakhtinian studies were used as theoretical-methodological resources. Studies on women and the ways in which they are discussed in our society were also used, as well as studies on textbooks with the aim of analyzing the discourse of women through the verb and the visual, mapping their stereotyped representations in textbooks. It also used studies on women and the ways in which they are discoursed in our society, in addition to studies on textbooks. The methodology chosen for the analysis was qualitativeinterpretative since it addresses social humanist issues, in the field of Applied Linguistics, in which this research is located. This work is justified by the need for more research on the subject só that Brazilian society becomes more aware of the importance of combating patriarchal culture. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa busca analisar as formas como as mulheres são discursivizadas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP). Para a análise, o corpus selecionado foi a coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental “Tecendo Linguagens”, a mais escolhida pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Neste estudo, foram utilizados como recursos teórico-metodológicos as noções de heterodiscurso, valores axiológicos, dialogismo e discursividade relativos aos estudos bakhtinianos. Utilizouse também, estudos sobre as mulheres e as formas como são discursivizadas em nossa sociedade, além de estudos sobre Livros Didáticos com o objetivo de analisar a discursivização da mulher por meio do verbo e do visual, mapeando suas representações estereotipadas nos Livros Didáticos. A metodologia escolhida para a análise foi qualitativa-interpretativista, uma vez que, aborda questões humanistas sociais, campo da Linguística Aplicada, que a pesquisa se encontra. Este trabalho se justifica na necessidade de mais pesquisas voltadas para o assunto para que a sociedade brasileira se torne mais conscientizada sobre a importância de combater a cultural patriarcal. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexismo nos livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo (Análise literária) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel sexual - Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patriarcado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexism in textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism (Literary analysis) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sex role - Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patriarchy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | O discurso sobre a mulher nos livros didáticos de língua portuguesa | - |
Título: dc.title | The discourse about women in portuguese language textbooks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: