Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sanfelici, Aline de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanfelici, Aline de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabreira, Regina Helena Urias | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.creator | Cassel, Marlon Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8957 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091503 | - |
Descrição: dc.description | Literature has a range of potentials in the formation of individuals, including selfdiscovery and development as a person, as well as a sense of citizenship, awakening them as members of a society. Not only that, literature has benefited from teaching in schools, in the teaching of the mother tongue, and it can also be used in the foreign language classes. In this sense, the purpose of this work was to analyze, through bibliographical review and from the teachers' perspective, the impacts of using literature in the English teaching through Pibid. The theoretical reference specifically on the use of literary texts for the teaching of foreign languages was based, in particular, on Hismanoglu (2005) and Maley (2005), among others. A qualitative research was carried out, involving three subjects, public school teachers who had received pibidians in their classes to teach English with literary texts. The data collection was performed through a questionnaire, interview and complementary conversations. It was found, from the subjects' perspective, that in the classes enefited by the program, this approach using literature aroused better motivation in the students, in relation to the subject and, consequently, to learn the language. It also motivated the teachers themselves to teach the English language through literary texts in order to provoke students' interest and meet their needs. | - |
Descrição: dc.description | A literatura tem uma gama de potenciais na formação dos indivíduos, incluindo autodescoberta e desenvolvimento como pessoa, bem como o sentido de cidadania, despertando-os como integrantes de uma sociedade. Não bastasse isso, a literatura tem beneficiado o ensino nas escolas, na disciplina de língua materna, e, também, pode ser usada na disciplina de língua estrangeira. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi analisar, mediante revisão bibliográfica e pela perspectiva de professores, os impactos do uso de textos literários no ensino da língua inglesa através do Pibid. O referencial teórico específico sobre uso de texto literário para o ensino de línguas estrangeiras baseou-se, especialmente, em Hisamanoglu (2005) e Maley (2005), dentre outros. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo três sujeitos, professores da rede pública que receberam pibidianos em suas turmas para ensinar inglês com textos literários, e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário, entrevista e conversas complementares. Constatou-se, sob a perspectiva dos sujeitos, que nas turmas beneficiadas pelo programa, esse enfoque com literatura despertou melhor motivação nos alunos, em relação à disciplina e, consequentemente, para o aprendizado do idioma. E, ainda, motivou os próprios professores para o ensino da língua inglesa por meio de textos literários, de modo a provocar o interesse dos alunos e atender às suas necessidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | - |
Título: dc.title | Aula de inglês com literatura: impactos do Pibid pela perspectiva de docentes | - |
Título: dc.title | English lesson with Literature: impacts of Pibid from the teachers' perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: