Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Max Mauro Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Max Mauro Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Cristhiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Mathias Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Hurga, Guilherme Soares de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091498 | - |
Descrição: dc.description | Traffic accident fatalities are a serious problem in all countries. According to the World Health Organization (WHO), approximately 1.19 million people die annually in road traffic accidents worldwide, with nearly half of these deaths involving pedestrians, cyclists, and motorcyclists, who are considered vulnerable road users. Brazil ranks fifth globally in absolute numbers of road traffic deaths, behind India, China, the United States, and Russia. Deaths caused by trucks account for 42.9% of all road fatalities on Brazilian highways, according to the National Transport Confederation (CNT), highlighting the need for the use of technology to mitigate these deaths. This study addresses the implementation and effectiveness of Advanced Driver Assistance Systems, focusing on Automatic Emergency Braking Systems (AEBS) and Lane Keeping Assistance (LKA) in heavy trucks from DAF, Volvo, and Scania. The aim is to analyze the performance of these systems in different driving scenarios and verify their compliance with international standards, with the goal of identifying the safest vehicle and possible areas for improvement in each one. The methodology adopts both qualitative and quantitative approaches, based on documentary and interpretative analysis of technical reports issued by Euro NCAP, complemented by a review of the normative requirements established by UNECE regulations n. 157 and n. 152, which define the homologation and performance criteria for LKA and AEBS systems, respectively. | - |
Descrição: dc.description | Mortes em acidentes de trânsito são um problema grave em todo os países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 1,19 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito no mundo, sendo quase metade das mortes de pedestres, ciclistas e motociclistas, considerados usuários vulneráveis das vias. O Brasil, ocupa a quinta posição global em números absolutos de mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados unidos e Rússia, sendo as mortes causadas por caminhões correspondentes a 42,9% de todas as fatalidades no trânsito em rodovias brasileiras, de acordo com a Confederação Nacional do transporte (CNT), o que evidencia a necessidade do uso da tecnologia a fim de mitigar esses óbitos. Assim, este estudo aborda a implementação e eficácia dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, com foco nos sistemas de Frenagem Automática de Emergência (AEBS) e Assistência de Manutenção de Faixa (LKA) em caminhões pesados da DAF, Volvo e Scania, a fim de analisar o desempenho destes sistemas em diferentes cenários de condução e verificar sua conformidade com as normas internacionais com o objetivo de apontar o veículo mais seguro e os possíveis pontos de melhoria em cada um. A metodologia utilizada adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em análise documental e interpretativa dos relatórios técnicos emitidos pelo Euro NCAP, que se tornou a base principal para as análises deste trabalho, complementada por uma revisão dos requisitos normativos estabelecidos pelos regulamentos UNECE n. 157 e n. 152, que definem os critérios de homologação e desempenho para sistemas LKA e AEBS, respectivamente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caminhões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança no trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brakes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trucks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Estudo sobre a eficácia dos sistemas ADAS nos caminhões pesados das principais montadoras: DAF, Volvo e Scania | - |
Título: dc.title | Study on the effectiveness of ADAS Systems in heavy trucks from the main manufacturers: DAF, Volvo and Scania | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: