
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Hiram Zaleski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:14:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:14:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29666 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091486 | - |
| Descrição: dc.description | This work focused on the existing relationships between Physics and Music. The general objective is to analyze the use of Music in the teaching and learning of Acoustics and Wavy, important branches of Physics that have a high degree of abstraction, and that require didactic means that facilitate their understanding. To this end, we contemplate the historical and philosophical perspective of science, investigate the construction of music theory, the contributions of Physics in Music and vice versa. In addition, it analyzes Didactic Sequences consisting of musical activities used in the high school classroom. Based on the hypothesis that Music has a huge potential for the teaching and learning of Physics, musical activity can be contextualized to physical concepts in an experimental way, giving more meaning to the knowledge constructed by the students. Thus, to make the hypothesis test feasible, a basic, bibliographical research is carried out, with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive objective, under the hypothetical-deductive method. It was concluded that music was extremely important in the construction of Acoustics and Wavy, as well as physics collaborated in the structure of music theory. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática as relações existentes entre Física e Música. O objetivo geral é analisar a utilização da Música no ensino e aprendizagem da Acústica e Ondulatória, importantes ramos da Física que possuem alto grau de abstração e que necessitam meios didáticos que facilitem a sua compreensão. Para tanto, contempla-se a perspectiva histórica e filosófica da Ciência, investiga-se a construção da teoria musical, as contribuições da Física na Música e vice-versa. Além disso, analisa-se Sequências Didáticas constituídas de atividades musicais utilizadas em sala de aula do Ensino Médio. Parte-se da hipótese de que a Música tem um potencial enorme para o ensino e aprendizagem de Física, a atividade musical pode ser contextualizada aos conceitos físicos de forma experimental, dando mais significado ao conhecimento construído pelos estudantes. Assim, para tornar exequível o teste da hipótese, realiza-se uma pesquisa básica, bibliográfica, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, sob o método hipotético-dedutivo. Conclui-se que a Música foi de extrema importância na construção da Acústica e Ondulatória, bem como a Física colaborou na estrutura da teoria musical. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Acústica e física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ondas (Física) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music - Acoustics and physics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Waves | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music - Instruction and study | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Física e música: abordagem histórica, filosófica e exemplos de sequências didáticas | - |
| Título: dc.title | Physics and music: historical, philosophical approach and examples of didactic sequences | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: