Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Aureo Quintas | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Ivan Moyses | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Aureo Quintas | - |
Autor(es): dc.contributor | Martinelli Junior, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessa, Sérgio Luiz Ribas | - |
Autor(es): dc.creator | Pastre, Almir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:13:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:13:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091364 | - |
Descrição: dc.description | This work proposes a project for an irrigation system forrural family farming properties with up to one fiscal module, depending on the municipality in which it is located). Its objective is to promote sustainability and savings for rural properties.The irrigation system consists of asprinkler irrigation model, as it is commonly used on properties. In this project, the hydraulic dimensioning of the entire piping net work is obtained, the specifications of equipment, connections, valves and the selection of commercial items to be acquired as well as their arrangement in the final configuration. Finally, the development of a hydraulic sizing computer program is presented tha tallows parameter changes for application in o ther scenarios. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe um projeto de um sistema de irrigação para propriedades rurais de agricultura familiar com até um módulo fiscal, dependendo do município em que estiver localizada). Seu objetivo é promover sustentabilidade e economia para a propriedade rural.O sistema de irrigação é composto por um modelo de irrigação por aspersão, por ser o comumente usado nas propriedades. Neste projeto são obtidos o dimensionamento hidráulico de toda a rede de tubulações, as especificações dos equipamentos, conexões, válvulas e a seleção de itens comerciais a serem adquiridos bem como a disposição destes na configuração final. Porfim, é apresentado o desenvolvimento de um programa computacional de dimensionamento hidráulico que permite alterações de parâmetros para aplicação em outros cenários | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Irrigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Irrigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um programa para dimensionamento de sistema de irrigação tipo aspersão para agricultura | - |
Título: dc.title | Development of a program for sizing a sprinkler irrigation system for agriculture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: