
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hashimoto, Elizabeth Mie | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2277520677069307 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Rogerio Mendonca | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0290091048934397 | - |
| Autor(es): dc.creator | Capelli, Tábata Suelen da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:13:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:13:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33784 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091331 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha sequência de ensino "Coletânea de atividades para ensino de Estatística e Probabilidade" | - |
| Descrição: dc.description | With the current educational crises, information being disseminated at all times through social media, the importance of developing critical, statistical and mathematical thinking becomes ever greater. The present study is a qualitative/quantitative research whose main objective was to elaborate, implement and analyze a didactic sequence involving statistics teaching activities for elementary education in the 8th and 9th grades and for high school in the state school Professor Luiz Isidoro Cerávolo from the municipality of Apucarana PR This questionnaire investigated the students' opinion on the subject according to the curricular parameters established by the BNCC. In addition, it aimed to develop and monitor the students' skills through data collection, statistical treatment and interpretation. The methodology used was qualitative/quantitative through the main sources of information on the subject. The data were obtained through the application of a questionnaire to raise the reality in which the student is inserted, seeking to analyze the data and attitudes related to the area of Statistics the probabilities of the students. from the data collected, analyzed and tabulated, a sequence of activities with the theme of Statistical Education will be elaborated using concepts taught in statistics classes, within the discipline of mathematics in order to obtain an educational product, which can help teachers who teach statistics in elementary and secondary education. | - |
| Descrição: dc.description | Com as atuais crises educacionais, informações sendo divulgadas a todo o momento pelas mídias sociais, a importância de se desenvolver um pensamento crítico, estatístico e matemático se torna cada vez maior. O presente estudo é uma pesquisa de cunho quali/quantitativa que teve como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de Estatística para a educação fundamental 8º e 9º anos e para o ensino médio do colégio estadual Professor Luiz Isidoro Cerávolo do município de Apucarana-PR Este questionário investigou a opinião dos alunos sobre o tema de acordo com os parâmetros curriculares estabelecidos pela BNCC. Além disso, visou desenvolver e acompanhar as habilidades dos alunos através da coleta dos dados, tratamento estatístico e sua interpretação. A Metodologia utilizada foi de cunho quali/quantitativa através das principais fontes de informação sobre o tema. Os dados foram obtidos através de uma aplicação de um questionário para levantar a realidade em que o aluno está inserido, buscou analisar os dados e atitudes relacionadas a área de Estatística dos alunos para tal utilizou-se um software específico o Bioestat 5.3. Por meio dos dados coletados, analisados e tabulados, foi elaborado uma sequência de atividades com o tema Educação Estatística e probabilidade, utilizando-se de conceitos ministrados nas aulas de estatística, dentro da disciplina de matemática com o intuito de obter um produto educacional, que possa auxiliar professores que ministram estatística na Educação fundamental e ensino médio. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Probabilidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Statistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Probabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
| Título: dc.title | Uma sequência de ensino de estatística e probabilidades para o ensino fundamental e médio, com uso de um software específico | - |
| Título: dc.title | A teaching sequence on statistics and probabilities for elementary and high school education, using specific software | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: