
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Heck, Raquel Helena Tracienski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:13:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:13:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30685 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091252 | - |
| Descrição: dc.description | Anchored in the perspective of Cultural History and broadening the theoretical framework for the study of teaching mathematics, this paper aims to discuss the mathematics of teaching fractions from the records of students in notebooks of the fifth year of elementary school in public schools of the municipality of Toledo in 2017 and 2018. Through the records in the notebooks, we noticed little articulation between the representations of rational numbers fractions, decimals and percentages. Even with some weaknesses, the records show that the teachers resolve knowledge: when organizing a class differently than putting it in the textbook, when using printed material that will help the student's understanding of the content of fractions, when using notebooks as part of learning and when selecting / ranking the contents to be taught. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Ancorado na perspectiva da História Cultural e alargando o referencial teórico para o estudo da matemática do ensino, o presente trabalho tem por objetivo discutir a matemática do ensino de frações a partir dos registros de alunas em cadernos do quinto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Toledo no ano de 2017 e 2018. Por meio dos registros nos cadernos, percebemos pouca articulação entre as representações dos números racionais – frações, decimais e porcentagem. Mesmo com algumas fragilidades, os registros denotam que as professoras produzem saberes: ao organizar a aula de forma diferente que a posta no livro didático, ao usar impressos que vão auxiliar no entendimento do aluno sobre o conteúdo de frações, ao utilizar os cadernos como parte da aprendizagem e ao selecionar/hierarquizar os conteúdos a serem ensinados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cadernos escolares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fractions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School notebooks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Reflexos das frações ensinadas em cadernos escolares do quinto ano | - |
| Título: dc.title | Reflexes of the fractions taught in school notebooks of the fifth year | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: