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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Stein, Angelica Miki | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2404-808X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5446728892763638 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Francisco José Fraga da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4895-807X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6574409043436708 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Adriano Eduardo Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0613-5104 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0458762470614776 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stein, Angelica Miki | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2404-808X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5446728892763638 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bento, Paulo Cesar Barauce | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6403-2341 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1716453269631934 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Leonardo Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091248 | - |
Descrição: dc.description | Non-pharmacological interventions, such as physical exercise and caffeine supplementation, are promising strategies to mitigate cognitive decline. Although both have positive effects individually, studies on their combined effects in older adults with Alzheimer’s disease (AD) are lacking. Additionally, there are inconsistencies in the literature regarding the effects of acute exercise on cognitive functions, especially considering intensity and modality. The aim of this dissertation was to determine whether the combination of caffeine and acute physical exercise enhances cognitive gains and cortical activity in older adults with AD. It also sought to clarify the effect of acute exercise on cognitive functions. The study consists of four chapters: Chapter 1, introduction, objectives, literature review, and study design; Chapter 2, a systematic review on the acute effects of exercise on cognitive function and cortical activity in older adults; Chapter 3, analysis of the effect of aerobic exercise and caffeine on cortical activity and cognitive performance in older adults with AD; Chapter 4, general considerations and conclusions. In Chapter 2, the systematic review showed that acute exercise improves cognitive functions and neurophysiological markers in older adults. Moderate-intensity aerobic exercise produced the best results. In Chapter 3, the combination of acute aerobic exercise and caffeine, as well as exercise alone, did not impact the cognitive measures analyzed. However, caffeine increased P300 wave amplitude in older adults with AD. In Chapter 4, the conclusions were: a) Moderateintensity aerobic exercises were the most effective for cognitive functions, supporting the inverted-U theory about the impact of exercise intensity on cognitive performance; b) Caffeine improved cognitive function in older adults with AD, but its combination with exercise had no additional effects. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Intervenções não farmacológicas, como exercício físico e suplementação de cafeína, são estratégias promissoras para atenuar o declínio cognitivo. Embora ambas tenham efeitos positivos individualmente, faltam estudos sobre seus efeitos combinados em idosos com Doença de Alzheimer (DA). Além disso, há inconsistências na literatura sobre os efeitos do exercício agudo nas funções cognitivas, considerando a intensidade e a modalidade. O objetivo desta dissertação foi verificar se a combinação de cafeína e exercício físico agudo potencializa ganhos cognitivos e atividade cortical em idosos com DA. Também buscou esclarecer o efeito do exercício agudo nas funções cognitivas. O estudo tem quatro capítulos: Capítulo 1, introdução, objetivos, revisão de literatura e delineamento do estudo; Capítulo 2, revisão sistemática sobre os efeitos agudos do exercício na função cognitiva e atividade cortical em idosos; Capítulo 3, análise do efeito de exercício aeróbico e cafeína na atividade cortical e desempenho cognitivo de idosos com DA; Capítulo 4, considerações gerais e conclusões. No Capítulo 2, a revisão sistemática mostrou que o exercício agudo melhora as funções cognitivas e marcadores neurofisiológicos em idosos. Exercícios aeróbicos de intensidade moderada trouxeram os melhores resultados. No Capítulo 3, a combinação de exercício aeróbico agudo e cafeína, assim como o exercício isolado, não impactaram as medidas cognitivas. Porém, a cafeína aumentou a amplitude da onda P300 em idosos com DA. No Capítulo 4, as conclusões foram: a) Exercícios aeróbicos moderados foram os mais eficazes para funções cognitivas, confirmando a teoria do U invertido sobre intensidade do exercício e desempenho cognitivo; b) A cafeína melhorou a função cognitiva em idosos com DA, mas sua combinação com exercício não teve efeitos adicionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física para idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alzheimer, Doença de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Demência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cafeína - Efeito fisiológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição em idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios aeróbicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education for older people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alzheimer's disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dementia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caffeine - Physiological effect | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition in old age | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerobic exercises | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Título: dc.title | Efeito do exercício aeróbio e ingestão de cafeína na atividade cortical e desempenho cognitivo na doença de Alzheimer | - |
Título: dc.title | Effect of aerobic exercise and caffeine intake on cortical activity and cognitive performance in Alzheimer's disease | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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