
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Hélio Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Côrtes, Ariane Marcela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:13:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:13:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/974 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091164 | - |
| Descrição: dc.description | This dissertion's main purpose is to characterize a process of data analysis for competitive intelligence for strategic decisions in innovation. Today, we’re facing a problem that is not related to information access, but its use after being analyzed to support decision making. The information analysis stage of the cycle of competitive intelligence is critical, since it is here that the information will be transformed into intelligence.This is an applied research, descriptive and qualitative. Regarding the use of techniques, is bibliographic to collect secondary data and applied questionnaires and interviews to collect primary data. The sample was non-probabilistic and intentional. Questionnaires were sent to 34 consultants of Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação of Paraná. 13 responded the questionnaire and 3 participated the interview. As results, there is a sequence of the techniques used and the profile of analysts, including their graduation, time of experience and skills that they have more and that they have less. Regarding the analysis of information for innovation, a survey was made about what are differences between it and the analysis for decisions not focused on innovation and listed the characteristics of a process analysis focused innovation. | - |
| Descrição: dc.description | CAPES | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo principal caracterizar um processo de apoio para análise de informações para inteligência competitiva voltado à tomada de decisões estratégicas em inovação. Atualmente, enfrenta-se um problema que não está relacionado ao acesso de informações, mas à sua utilização de forma analisada para servir de apoio à tomada de decisões. A etapa de análise de informações do ciclo de inteligência competitiva é, neste sentido, crítica, pois é nela que as informações são transformadas em inteligência. Esta é uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa. Quanto ao uso de técnicas, é bibliográfica para coletar dados secundários e fez uso de questionários e entrevistas para coleta de dados primários. A amostra foi não probabilística e intencional. Foram enviados questionários para os 34 consultores do programa Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação do Paraná. Destes, 13 responderam o questionário e 3 participaram da entrevista. Como resultado, chegou-se a uma sequência das técnicas mais utilizadas e o perfil dos analistas, incluindo sua formação, tempo de experiência e competências que mais possuem e que menos possuem. Com relação à análise de informações para a inovação, foi feito um levantamento de quais são as diferenças entre ela e a análise para decisões não voltadas para a inovação e listadas as características de um processo de análise voltado à inovação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência competitiva (Administração) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Business intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decision making | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Título: dc.title | Processo de apoio para análise de informações em inteligência competitiva com foco em inovação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: