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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gonçalves Júnior, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves Júnior, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Carlos Bernardo Gouvea | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Denise Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Bostelmann, Henrique Castilho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:13:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:13:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091152 | - |
Descrição: dc.description | The lack of concrete and reliable information poses a significant challenge for engineers, spring manufacturers, and vehicle owners, affecting automotive safety and performance. The problem lies in the absence of a clear understanding of the mechanical and structural properties of shortened or lowered springs. The practice of lowering vehicles through modifications to the springs raises concerns about safety and performance. This study aims to fill this gap by providing data that can support more informed decisions regarding automotive spring modifications. The methodology adopted included compression tests and deformation tests, as well as comparative analyses of springs under the same operating conditions. The results showed significant variations in mechanical properties and structural performance. The obtained elastic constants were 29706 N/m for the cut spring, 20611 N/m for the shortened spring, and 11078 N/m for the sport spring. The cut spring exhibited greater stiffness, resulting in a lower risk of reaching the maximum allowable deflection, even under heavy loads. On the other hand, the sport spring demonstrated an 96% compromise of the maximum allowable deflection merely with the weight of the vehicle itself, suggesting a high risk of bottoming out and compromising its integrity in the long term. The analyses of vertical dynamics highlighted how the springs respond to different loads, influencing vehicle comfort and stability. Therefore, this research has the potential to positively impact road safety and vehicle efficiency, providing a clearer understanding of the implications of spring modifications. | - |
Descrição: dc.description | A falta de informações concretas e confiáveis representa um desafio significativo para engenheiros, fabricantes de molas e proprietários de veículos, afetando a segurança e o desempenho automotivo. O problema reside na ausência de uma compreensão clara das propriedades mecânicas e estruturais de molas encurtadas ou rebaixadas. A prática de rebaixar veículos por meio de modificações nas molas levanta preocupações sobre segurança e desempenho. Este estudo visa preencher essa lacuna, fornecendo dados que possam embasar decisões mais informadas sobre modificações nas molas automotivas. A metodologia adotada incluiu ensaios de compressão e testes de deformação, além de análises comparativas entre molas sob as mesmas condições de operação. Os resultados mostraram variações significativas nas propriedades mecânicas e no desempenho estrutural. As constantes elásticas obtidas foram de 29706 N/m para a mola cortada, 20611 N/m para a mola encurtada e 11078 N/m para a mola esportiva. A mola cortada apresentou maior rigidez, resultando em menor risco de atingir a deflexão máxima admissível, mesmo sob cargas elevadas. Por outro lado, a mola esportiva demonstrou um comprometimento de 96% da deflexão máxima admissível apenas com o peso do próprio carro, sugerindo um alto risco de encostar todos os elos e comprometer sua integridade a longo prazo. As análises sobre a dinâmica vertical evidenciaram como as molas respondem a diferentes cargas, influenciando o conforto e a estabilidade do veículo. Portanto, esta pesquisa tem o potencial de impactar positivamente a segurança nas estradas e a eficiência dos veículos, proporcionando um entendimento mais claro das implicações das modificações nas molas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Massa (Física) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mass (Physics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stability | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Análise comparativa das propriedades mecânicas e estruturais de diferentes molas automotivas sob mesma condição de operação | - |
Título: dc.title | Comparative analysis of the mechanical and structural properties of different automotive springs under the same operating conditions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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