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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Irrigaray, Mario Arlindo Paz | - |
Autor(es): dc.contributor | Irrigaray, Mario Arlindo Paz | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Cleovir José | - |
Autor(es): dc.contributor | Trentin, Priscila Ongaratto | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, João Victor Galvão | - |
Autor(es): dc.creator | Brasilino, Matheus Vilarinho Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:12:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:12:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091129 | - |
Descrição: dc.description | Concrete using Portland cement has as its main characteristic the versatility of its use, ranging from a material as fluid as self-compacting concrete to even dry concrete. "Zero slump" concrete is used in the production of various cement-based products such as curbs, drainage pipes for urban areas, CBUQ pavement sub-bases, and most commonly, blocks for interlocking pavements. These blocks, popularly referred to as "pavers," when properly proportioned and adequately vibro-compacted, exhibit high durability. Furthermore, depending on the equipment used, they can achieve high productivity. Thus, the hypothesis was raised to replace, in varying proportions, part of the Portland cement with limestone filler to improve the technical and economic performance of the mix, as the binder is the most expensive component in concrete. As a methodology, the materials were characterized, followed by tests for compressive strength, water absorption, and dimensional evaluation according to NBR 9781 (ABNT, 2013). The results show that the use of limestone filler can contribute to technical and economic improvement with the correct proportions. The mix using Portland cement from the Votoran brand did not demonstrate a statistically significant increase in compressive strength, allowing for the replacement of up to 15% with limestone filler, with benefits limited to economic aspects. On the other hand, the mix using the Supremo brand binder showed 5% replacement as the best alternative. | - |
Descrição: dc.description | O concreto utilizando o cimento Portland tem como característica principal a versatilidade na sua utilização, variando de um material tão fluido como o concreto autoadensável ou até mesmo o concreto seco. O concreto <slump zero=, é usado na produção de vários artefatos cimentícios como meio-fio, tubos para drenagem urbana, sub-base de pavimentação de CBUQ e o mais usual, blocos para pavimentos intertravados. Foram então nomeados popularmente de <pavers=, os quais quando bem dosados e adequadamente vibro-prensados apresentam elevada durabilidade. Além disso, a depender dos equipamentos utilizados podem apresentar elevada produtividade. Então ventilou-se a hipótese de substituir, em diferentes proporções parte do cimento Portland por filler calcário, com objetivo de melhorar o desempenho técnico e econômico de um traço, já que o aglomerante é o constituinte mais nobre no concreto disponibilizado. Como metodologia foi realizada a caracterização dos materiais e em seguida os ensaios de resistência característica à compressão, determinação da absorção de água e avaliação dimensional conforme NBR 9781 (ABNT, 2013). Os resultados mostram que o uso de filler calcário pode contribuir para o melhoramento técnico-econômico, com devidas proporções corretas. A mistura utilizando cimento Portland da marca Votoran não demonstrou um aumento estatisticamente significativo na resistência mecânica à compressão, permitindo a substituição de até 15% por filler calcário, com benefícios restritos ao aspecto econômico. Já a mistura com aglomerante da marca Supremo apresentou 5% de substituição como melhor alternativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blocos de concreto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concreto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calcário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concrete blochs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concrete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Limestone | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição parcial do cimento Portland por filler calcário na produção de peças de concreto destinadas a pavimentação | - |
Título: dc.title | Analysis of the technical and economic feasibility of partial replacement of Portland cement with limestone filler in the production of concrete parts intended for paving | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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