Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2579-3759 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rogerio Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0290091048934397 | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Miderson Andrei de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:12:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:12:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32357 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091068 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Recursos tecnológicos: material interativo | - |
Descrição: dc.description | Although the pandemic period has contributed to a growing increase in the use of technological tools, there is still concern about how students and teachers, during the pandemic period (years 2020-2022), absorbed the use of these technologies in teaching and learning, and about how they can use this knowledge in the educational process. The aim of this study is to present a report on all the contents, methodologies, and techniques used during Mathematics classes for a 3rd year class of Teacher Education, in order to contribute to the professional life of students and teachers in Basic Education. The objective is not only to teach Mathematics, but also to make students understand that, in the way they shown here, they can also transmit to Basic Education students a more dynamic and meaningful Mathematics for their daily school life.The methodology consisted of writing a report of an experience made in a 3rd year class of Teacher Education during Mathematics classes, where all the contents of the classes were taught using technological resources. During the classes, videos were recorded, testimonies from students, the pedagogical team, and the school administration were collected. With this material, the creation of an Educational Product had its start, an "Interactive E-book", with which it is hoped to contribute to future Basic Education teachers being able to not only learn better, but also teach a more dynamic and enjoyable Mathematics for their students. | - |
Descrição: dc.description | Embora o período pandêmico tenha contribuído para um crescente aumento da utilização de ferramentas tecnológicas, surge ainda a preocupação em como alunos e professores, no período em questão (ano 2020-2022), absorveram o emprego dessas tecnologias no ensino-aprendizagem, e como poderão utilizar esse conhecimento no processo educativo. O objetivo deste estudo é apresentar um relato de todos os conteúdos, metodologias e técnicas empregadas durante as aulas de Matemática para uma turma do 3º ano de Formação de Docentes, de forma a contribuir para a vida profissional de alunos e professores da Educação Básica. Não se busca apenas ensinar Matemática, mas fazer com que as alunas entendam que, das maneiras aqui expostas, poderão também transmitir aos alunos da Educação Básica uma Matemática mais dinâmica e com mais sentido para o cotidiano escolar.A Metodologia consistiu em traçar o relato da experiência feita em uma turma do 3º ano de Formação de Docentes durante as aulas de Matemática, para a qual todos os conteúdos das aulas foram ministrados utilizando recursos tecnológicos. Durante as aulas, foram feitas gravações de vídeos, depoimentos de alunas, da equipe pedagógica e da direção da escola. Com esse material, deu-se início à confecção de um Produto Educacional, um “E-book Interativo”, como qual espera-se contribuir para que futuras professoras da Educação Básica possam, além de melhor aprender, ensinar uma Matemática mais dinâmica e prazerosa para os alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Recursos tecnológicos: análise de uma experiência na formação de docentes | - |
Título: dc.title | Technological resources: analysis of an experience in teacher training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: