Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | Castelini, Pricila | - |
Autor(es): dc.creator | Müller, Daniele Claudine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:12:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:12:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091065 | - |
Descrição: dc.description | Women’s participation in the Technology field is historically low and has shown a negative growth tendency in the last few years. This research aimed to analyse the participation of women in the Information Systems bachelor’s course at UTFPR Curitiba campus, seeking to identify and understand the trends of enrollment and graduation of these women. The research basis involves a quantitative analysis of data extracted from the course’s academic system from 2016 to 2021 and a qualitative analysis of the course’s current Pedagogic Project, through document analysis, aiming to identify if gender and its intersection with other social questions were taken into account in its development and whether the new curriculum influenced the enrollment and graduation dynamics in the years after its establishment. The results were discussed based on literature from both the Technology and Feminist fields, with emphasis given to intersectional analysis, só that gender is considered in relation to race, ethnicity and socioeconomic status. | - |
Descrição: dc.description | A presença das mulheres na área da Computação, além de ser historicamente baixa, apresentou nos últimos anos uma tendência negativa de crescimento. Tendo isso em vista, este trabalho teve como objetivo analisar a participação de mulheres no curso de Sistemas de Informação da UTFPR Câmpus de Curitiba, buscando compreender padrões de ingresso e formação dessas mulheres. A pesquisa teve como base uma análise quantitativa dos dados extraídos do sistema acadêmico do curso no período de 2016 a 2021 e uma análise qualitativa, por meio de análise de conteúdo, do atual Projeto Pedagógico (PPC) do curso. O objetivo destas análises foi identificar se a elaboração do PPC considerou questões de gênero e suas intersecções com outros recortes sociais e se a nova matriz curricular afetou a dinâmica de ingressos e egressos do curso nos anos subsequentes à sua implantação. Os resultados foram discutidos a partir da literatura levantada tanto na área da Computação como na área do feminismo, com ênfase na abordagem interseccional, visando desta maneira tratar dos recortes de raça e condição socioeconômica em conjunto com o de gênero. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo e ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade (Sociologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação - Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres no ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação - Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism and science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality (Sociology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science - Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Mulheres e computação: análise interseccional de um curso de graduação | - |
Título: dc.title | Women and computer technology: intersectional analysis of an undergraduate course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: