O ensino de conceitos fundamentais em química para surdos: uma pesquisa acerca dos recursos disponíveis em Libras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardon, Dayse Grassi-
Autor(es): dc.contributorBernardon, Dayse Grassi-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira de-
Autor(es): dc.creatorLara, Gabriela de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:12:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:12:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091021-
Descrição: dc.descriptionThe trajectory of inclusive education has raised questions about ways of teaching inclusive classes for the teaching-learning of deaf students in regular education. In view of this, we perceive the lack of teaching materials in order to help teachers, interpreters and students, since the concepts involved in the study of Chemistry and Sciences do not have a vocabulary in Libras, using adapted classes and sometimes with signs in Libras. improvised by the interpreter. In addition, it is important to take into account that interpreters often do not have training in the area of expertise, an example of this is in the discipline of Chemistry, which makes an adequate interpretation of the content difficult. With that in mind, this work sought to research didactic resources that encompass the main concepts of introduction to Chemistry for the teaching and learning of deaf students and using this information, systematize in a glossary, signs in Libras in the area of Chemistry. From this survey, propose a model of lesson plan adapted for the deaf, in order to work with the content of "Introduction to Chemistry", thus contributing to the teaching-learning process.-
Descrição: dc.descriptionA trajetória da educação inclusiva vem levantando questionamentos sobre formas de ministrar aulas inclusivas para o ensino-aprendizado dos alunos surdos no ensino regular. Diante disso, percebemos a carência de materiais didáticos a fim de auxiliar os professores, intérpretes e alunos, já que os conceitos envolvidos no estudo da Química e Ciências não tem um vocabulário em Libras, utilizando de aulas adaptadas e às vezes, com sinais em Libras improvisados pelo intérprete. Além disso, é importante levar em consideração que muitas vezes, os intérpretes não têm formação na área de atuação, um exemplo disso está na disciplina de Química, o que dificulta uma adequada interpretação do conteúdo. Pensando nisso, esse trabalho buscou pesquisar recursos didáticos que englobam os conceitos principais de introdução à Química para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e utilizando essas informações, sistematizar em um glossário, sinais em Libras na área de Química. A partir desse levantamento, propor um modelo de plano de aula adaptado para surdos, a fim de trabalhar o conteúdo de “Introdução à Química”, contribuindo assim, com o processo de ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleO ensino de conceitos fundamentais em química para surdos: uma pesquisa acerca dos recursos disponíveis em Libras-
Título: dc.titleTeaching fundamental concepts in chemistry for the deaf: research about the resources available in Libras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.