Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ansay, Samuel Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Ugaya, Cássia Maria Lie | - |
Autor(es): dc.contributor | Cziulik, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ansay, Samuel Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Isaac Ramon Silva dos | - |
Autor(es): dc.creator | Steinhaus, Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:12:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:12:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1091019 | - |
Descrição: dc.description | The traditional Amazonian people are excellent in river navigation and depend on this means of transport for their domestic and work activities. The combustion engine provided the reach of greater distances than rowing, assuming different models in view of the different needs of each community. However, there are engineering solutions that can bypass common inconveniences, such as avoiding intoxication from fuel ingestion, alleviating difficulties in accessing medical care services and educational institutions, reducing the emission of polluting greenhouse gases that cause lung fatigue, and remove some of the restrictions on the flow of rural production to the urban center of the nearest reference municipality. In the interior of the Amazon, in general, the use of renewable energy sources is not observed to drive the engines of small vessels. Thus, carrying out an analysis of the technical-economic feasibility of engineering, with the presence of the sociocultural context that embraces this population, of the use of alternative sources is necessary. This work performs this task taking into account the economic requirements of two riverside communities close to the municipality of Iranduba, representative in a table of 23 locations observed in four regions of the state. Interviews with local residents and visits to communities were carried out to investigate and understand the practical usefulness of the proposed solutions presented. A technically viable solution was highlighted, providing for the installation of electrical panels in a combined way: mobile on the canoe awning and fixed on the roof of the residences. Achieving the objective, its economic application, with a cost reduction of more than 70%, was discussed for the useful life period of the components of the idealized system. Also, the use of the solution in the face of environmental and public safety requirements was commented on. | - |
Descrição: dc.description | Os povos tradicionais amazônicos são excelentes em navegação fluvial e dependem deste meio de transporte para suas atividades domésticas e laborais. O motor à combustão proporcionou o alcance de maiores distâncias do que o remo, assumindo modelos diferentes diante das necessidades distintas de cada comunidade. Existem soluções de engenharia que podem contornar, porém, inconveniências usuais, como evitar a intoxicação por ingestão de combustível, amenizar as dificuldades de acesso a serviços de assistência médica e a instituições de ensino, reduzir a emissão de gases poluentes de efeito estufa e causadores de fadiga pulmonar, e retirar algumas das restrições de escoamento da produção rural até o centro urbano do município de referência mais próximo. No interior do Amazonas não é observada, de forma geral, a utilização de fontes renováveis de energia para o acionamento de motores de embarcações de pequeno porte. Dessa forma, realizar uma análise de viabilidade técnico-econômica de engenharia, com a presença do contexto sociocultural que abraça esta população, da utilização de fontes alternativas é necessário. Este trabalho executa esta tarefa levando em consideração os requisitos econômicos de duas comunidades ribeirinhas próximas ao município de Iranduba, representativas em um quadro de 23 localidades observadas em quatro regiões do estado. Entrevistas com moradores locais e visitas às comunidades foram realizadas para averiguar e compreender a utilidade prática das propostas de soluções apresentadas. Uma solução tecnicamente viável foi destacada, prevendo a instalação de painéis elétricos de forma combinada: móvel sobre o toldo das canoas e fixa sobre o telhado das residências. Atingindo o objetivo, sua aplicação econômica, com redução de custo de mais de 70%, foi discutida para o período de vida útil dos componentes do sistema idealizado. Ainda, o uso da solução perante requisitos ambientais e de segurança pública foi comentada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barcos - Motores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de viabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades - Amazonas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renewable energy sources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Boats and boating - Motors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feasibility studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communities - Amazonas (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Estudo da viabilidade técnico-econômica do uso de energias renováveis para aplicação em motores de barcos de pequeno porte típicos da região amazônica | - |
Título: dc.title | Study of the technical and economic feasibility of the use of renewable energies for application in small boat engines typical in the amazon region | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: